Harvard alerta que a cor da língua pode indicar doenças graves

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Tem gente que sempre espera por um sinal para saber se algo está certo ou errado com o próprio corpo. Do ponto de vista da saúde, o organismo frequentemente envia esses sinais para revelar seu estado. Entre os indícios, especialistas de Harvard destacam que a aparência e a cor da língua podem oferecer importantes pistas sobre o bem-estar geral do organismo.

Segundo a publicação da universidade, o órgão muscular que nos ajuda a falar, saborear e engolir tem uma certa aparência quando está saudável, mas quando apresenta alteração, pode indicar graves problemas.

Para os especialistas, o normal é que a língua esteja com um formato arredondado e simétrico. Em relação à cor, geralmente tons de rosa claro indicam normalidade. Apesar disso, eles ainda revelam a cor da língua pode variar dependendo do país e da cultura da pessoa.

Em populações africanas, asiáticas e mediterrâneas é comum notar uma pigmentação roxa ou marrom no órgão da boca.

O que a cor da sua língua revela? Para os especialistas, a dieta também pode estar relacionada ao tom da língua Para os especialistas, a dieta também pode estar relacionada ao tom da língua. Eles explicam que as papilas gustativas podem absorver as cores e resíduos dos alimentos e bebidas ingeridos. Por exemplo, quando ficamos com a língua azul ao tomar um picolé com essa coloração.

Nesses casos, beber água e manter uma boa higiene bucal já garante uma solução para mudança de cor. Entretanto, dependendo do tom e aparência do órgão, essa condição pode revelar graves problemas de saúde.

Uma cor, um problema Algumas cores e aparências da língua são sinais de problemas de saúde 1. Língua vermelha brilhante

O aspecto de língua vermelha e brilhante pode indicar deficiência de vitamina B12 ou uma infecção chamada escarlatina – causada pela bactéria Streptococcus na garganta, causa da faringite estreptocócica, que acompanha uma erupção vermelha na pele.

Os especialistas indicam que manchas vermelhas brilhantes e indolores na língua pode representar uma doença conhecida como língua geográfica. Apesar de inofensiva, essa doença é  incurável.

2. Língua marrom ou preta

De acordo com o artigo, a presença de tom marrom ou preto sinaliza uma condição chamada “língua negra e peluda”, que é quando as papilas ficam mais longas e com pequenas protuberâncias.

O crescimento das papilas pode reter bactérias e uma mistura de corantes alimentares, causando essa condição.

A explicação para o desenvolvimento da “língua negra e peluda” está atrelada ao hábito de fumar, ao excesso de consumo de café e à má higienização bucal. Além disso, a mudança na coloração pode ser notada quando o individuo está fazendo uso de antibióticos ou anti-histamínicos.

3. Manchas brancas espessas e feridas brancas

O aspecto mais esbranquiçado na língua é entendido pelos especialistas como uma condição ligada ao crescimento excessivo de fermento na boca, as aftas. Segundo o artigo, a diabetes e o HIV podem ser os responsáveis pelo desencadeamento desses sintomas.

Para além das doenças, essa condição pode estar associada ao efeito colateral do uso de antibióticos, bem como o uso de medicamento utilizados no tratamento de câncer. Em casos raros, os especialistas revelam que as manchas brancas ou feridas podem ser sintomas de câncer bucal.

4. Feridas vermelhas ou amarelas 

Para os especialistas, essas características podem indicar alguns problemas, que podem ser amenos ou graves. De acordo com a publicação, ao notar esse aspecto na língua, um problema observado é de tecidos irritados, que contribuem para o desenvolvimento de aftas.

Ao avistar manchas vermelhas, eles alertam que o sintoma pode ter a ver com o diagnóstico de candidíase. Em último caso, há chances de ser câncer de boca.

Como evitar os problemas? Especialista revela o jeito certo de escovar a língua A divulgação de Harvard demonstra que uma boa higiene bucal pode ser a chave para evitar a mudança da coloração da língua. A indicação é que os indivíduos usem o fio dental, ao menos uma vez ao dia, e faça a escovação dos dentes pelos menos duas vezes.

Em entrevista, a médica Jiang oferece dicas de como fazer a escovação para evitar maiores problemas.

“Estique a língua e passe a escova de dentes da parte de trás da língua para a frente: uma passada no meio, uma passada no lado esquerdo e uma passada no lado direito. Isso ajuda a remover bactérias e detritos que se acumulam nas papilas”, explica.

Ao ser perguntada sobre o raspador de língua para fazer a limpeza, a especialista afirma não ser uma fã do instrumento, mas assegura que a técnica usada na limpeza convencional deve ser a mesma ao usar o raspado.

“Tudo se resume ao que você está disposto a fazer diariamente para manter sua língua, dentes, boca e gengivas o mais saudáveis ​​possível”, frisa Jiang.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

As estrelas mais vandalizadas na Calçada da Fama de Hollywood

A Calçada da Fama de Hollywood presta homenagem a pessoas notáveis da indústria do entretenimento há muitos anos. Ter uma estrela incrustada nesse marco histórico é uma grande conquista e um sinal de reconhecimento. Mas algumas pessoas simplesmente acham que algumas celebridades não merecem suas placas na Calçada da Fama e recorrem a atos de

Emenda que autoriza GDF a patrocinar eventos privados gera revolta

Enquanto dois outdoors instalados no quintal de uma casa, no Lago Norte, marcam os 3.799 dias do fechamento do Teatro Nacional Cláudio Santoro – tombado como patrimônio histórico e artístico do país – por falta de recurso, na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) uma emenda substitutiva a um projeto de lei (PL) do Poder

Funkeiro oferece R$ 10 mil de recompensa por informações sobre bandidos que invadiram sua casa

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - O funkeiro MC Junior PK tem 1, 2 milhão de seguidores no Instagram e nesta segunda-feira (27), ele contou ter sido mais uma vítima da violência. O cantor disse que teve a sua casa invadida por dois homens no último sábado (25), no bairro Arvoredo, em Contagem, na região