Indígena Xokleng é assassinado em Santa Catarina, em meio a tensões territoriais

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Hariel Paliano, indígena pertencente ao povo Xokleng, foi encontrado sem vida às margens da rodovia que conecta os municípios de Doutor Pedrinho e Itaiópolis, em Santa Catarina, no último sábado (27). O corpo de Hariel, de 26 anos, apresentava sinais de espancamento e queimaduras, segundo informações divulgadas pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi). As informações são da Agência Brasil.

 

O crime aconteceu a cerca de 300 metros da residência de Hariel, onde ele vivia com sua mãe e o padrasto, líder da aldeia Kakupli. A comunidade já havia sido alvo de violência anteriormente, com relatos de disparos de arma de fogo em sua direção no dia 4 deste mês. As autoridades policiais, incluindo a Polícia Federal (PF), estão investigando o caso.

 

O contexto do crime se desenrola em uma área onde está localizada a Terra Indígena Ibirama La Klaño, habitada por diferentes etnias indígenas, incluindo Kaingang, Guarani e Xokleng. Esta região tem sido palco de disputas territoriais, especialmente após debates em torno do marco temporal para demarcação de terras indígenas, que recentemente foi considerado inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

 

O Cimi, em nota, expressou solidariedade aos familiares de Hariel e destacou que os episódios de violência na região têm se intensificado após a aprovação do marco temporal pelo Congresso. Além disso, a entidade mencionou a decisão do ministro Gilmar Mendes, relator das ações sobre o marco temporal, que determinou a realização de conciliação entre as partes envolvidas.

 

Para o Cimi, essa decisão foi interpretada como uma vitória dos setores contrários à demarcação de terras indígenas, intensificando o clima de hostilidade contra os povos indígenas. A entidade enfatizou que tal contexto tem contribuído para a escalada de violência nas comunidades indígenas em todo o Brasil.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Juíza que mandou prender jornalista pernambucano vai responder por ‘abuso de autoridade’

A juíza Andrea Calado da Cruz, da 11ª Vara Criminal de Recife, foi denunciada pelo Ministério Público de Pernambuco por "abuso de autoridade" por ter mandado prender, no fim de abril, o jornalista Ricardo Antunes. De acordo com o colunista do jornal O Globo, Lauro Jardim, a denúncia foi formulada a partir de uma representação

Homem é preso depois de colocar fogo em apartamento e agredir a companheira na RMS

A Polícia Civil prendeu, neste sábado (18), um homem acusado de ameaçar com uma faca a companheira, agredi-la e em seguida atear fogo no próprio apartamento. O caso aconteceu em Vila de Abrantes, Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).    Informações da polícia repassadas ao g1 confirmam que equipes do Corpo de Bombeiros foram

Motorista roubado persegue e bate Lamborghini em moto de ladrão na Faria Lima

Um motorista que dirigia uma Lamborghini pela Avenida Brigadeiro Faria Lima, na zona oeste de São Paulo, bateu o veículo contra um homem que teria acabado de roubar seu relógio e tentava fugir de moto, uma Honda Twister. Para o Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias, a Polícia Militar, após o acidente, o suspeito fugiu a