Irã intercepta navio cargueiro que diz ser ligado a Israel no Golfo

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos


000 34pc3au

As forças especiais marítimas da Guarda Revolucionária iraniana interceptaram neste sábado (13) um navio cargueiro que dizem ser vinculado a Israel no Golfo, anunciou a agência oficial Irna. “Um navio cargueiro chamado ‘MCS Aries’ foi apreendido por forças especiais marítimas, como parte de uma operação realizada com um helicóptero perto do Estreito de Ormuz”. A agência especificou que o navio tem bandeira portuguesa, operado pela empresa Zodiac, pertencente ao capitalista sionista Eyal Ofer.

O Irã, que não reconhece o Estado de Israel, descreve frequentemente esse país como um “regime sionista”. Pouco antes, duas agências de segurança marítima haviam indicado que uma embarcação havia sido apreendida por autoridades regionais. Uma delas, a empresa de segurança britânica Ambrey, afirmou ter observado imagens estáticas mostrando pelo menos três indivíduos saltando rapidamente de um helicóptero em um navio cargueiro.

cta_logo_jp

Ambrey sublinhou que a Guarda Revolucionária já tinha utilizado este método de abordagem na apreensão de navios no Estreito de Ormuz, que é único ponto de passagem para as exportações de vários produtores importantes do Oriente Médio. Após o anúncio da apreensão, o porta-voz do Exército israelense, Daniel Hagari, afirmou que o Irã “sofrerá as consequências da sua decisão de agravar a situação” na região. A interceptação ocorreu em um contexto de tensões crescentes após a guerra entre Israel e o movimento palestino Hamas na Faixa de Gaza, desencadeada por um ataque de comandos do grupo islamista em território israelense em 7 de outubro.

*Com informações da AFP

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Desabamento de estrada faz ao menos 48 mortos na China

As operações de resgate continuam em andamento após o desabamento de uma estrada na província de Guangdong, sul da China, que resultou em pelo menos 48 mortes, de acordo com informações atualizadas divulgadas pela imprensa estatal nesta quinta-feira. O desmoronamento, ocorrido na madrugada de quarta-feira, foi desencadeado pelas fortes chuvas que atingiram a região nas

Suspeita de contaminação faz Índia testar curry e temperos

(FOLHAPRESS) - O governo da Índia determinou nesta quinta (2) a inspeção de todas as marcas de misturas de especiarias em pó para uso culinário, como o curry. O motivo é a suspeita de contaminação por um produto químico que pode causar câncer em seres humanos. Os indianos são os maiores produtores, consumidores e exportadores

Turquia suspende relações comerciais com Israel em retaliação à guerra em Gaza

Um dia após a Colômbia romper ligações diplomáticas com Israel por causa da guerra em Gaza, a Turquia seguiu os mesmo caminhos nesta quinta-feira (2) e suspendeu todas as relações comerciais, após restringir no mês passado suas exportações para aquele país, anunciou o Ministério do Comércio turco. “As exportações e importações relacionadas com Israel foram suspensas”