Jerônimo promove novas mudanças na Secult e Piti Canella é exonerada da Fundação Cultural da Bahia

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Dando continuidade às mudanças na Secretaria de Cultura da Bahia, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) exonerou nesta quinta-feira (18) a diretora geral da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), Piti Canella. O órgão é subordinado à Secult. A saída ocorre um dia depois da exoneração de Luciana Mandelli, vice-presidente do PT baiano, do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC).

 

Para o lugar de Piti foi nomeada Sara Gabriela Prado Mercês Lázaro, que até então ocupava o cargo de superintendente na Superintendência de Promoção Cultural da Secult. Para o antigo posto de Sara Gabriela, o governador puxou Lorena Lais Rosa Ferreira, diretora de Fomento à Cultura, para cumulativamente responder pelo expediente da Promoção Cultural.

 

Ainda na quarta-feira (17), o Bahia Notícias mostrou que as alterações na Secretaria de Cultura, iniciadas com a demissão de Mandelli, não se tratam de uma mera formalidade ou mudança de rumos da instituição. As saídas teriam como pano de fundo uma queda de braço travada contra o secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro.

 

No caso de Mandelli, o “embate” já se arrastava há meses dentro da gestão Jerônimo Rodrigues (PT) e, conforme apurado pelo Bahia Notícias, nos bastidores a ala política da gestão avaliou não ser possível continuar com os dois no “mesmo local”, ja que o IPAC é um órgão subordinado à Secult.

 

Uma fonte ligada a Jerônimo revelou que teria pesado a favor do secretário a boa relação construída com o governador, além de sua proximidade com o senador Jaques Wagner (PT). De acordo com o interlocutor, Luciana Mandelli teria criado um “clima de tensão” para tentar desestabilizar politicamente a força de Monteiro – em diversas oportunidades, o chefe da Secult foi alvo de fogo amigo, dentro da própria pasta, e, há algum tempo, bastidores apontavam uma ascendência de então diretora do IPAC no processo.

 

Antes da exoneração desta quarta, a reportagem já havia apurado que a ex-diretora tentou articular uma troca de cadeiras para ser alçada ao posto de secretária de Cultura com uma eventual ida de Bruno Monteiro para a Secretaria de Comunicação do Governo. A hipótese chegou a circular em tom de “fofoca”, mas não houve avanço no processo. Ainda assim, ela teria continuado com as investidas.

 

Apesar da saída do IPAC, Mandelli deve ser realocada na estrutura estadual e pode passar a ocupar uma diretoria na Secretaria de Política para as Mulheres (SPM), atualmente comandada por Elisangela Araújo.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

‘Acham que não me exponho porque namoro mulheres’, desabafa Alice Braga

RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) - Alice Braga, 41, abriu o jogo sobre exposição e sexualidade. A atriz desabafou e falou que evita os holofotes em razão da sua personalidade e não pela sua orientação sexual. A atriz comentou a respeito da sexualidade no meio artístico. Em entrevista à Marie Claire, Alice afirmou que, depois

Carlinhos Maia leva funcionárias para viajar de jato após polêmica

Carlinhos Maia viajou para São Miguel dos Milagres, em Alagoas, onde fará o Rancho do Carlinhos. Mas o que chamou atenção nas redes sociais do influenciador foi o fato dele ter levado junto as funcionárias Adriana e Ana Cássia — que protagonizam o polêmico vídeo da limpeza de um coqueiro, na beira de um muro

Kayky Brito usa redes sociais para atualizar estado de saúde após sete meses de acidente

Motorista que atropelou o ator pediu desculpas no Instagram; internautas ainda comentam o caso Reprodução/Instagram/@kayky.brito Acidente aconteceu em quiosque na orla da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro O ator Kayky Brito, que sofreu um acidente em setembro de 2023, usou as redes sociais para atualizar sobre o estado de saúde dele. Em um