Lula e Petro destacam compromisso com democracia em encontro na Colômbia

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: 2 minutos


lula e gustavo petro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou nesta quarta-feira (17) de um almoço com o líder colombiano Gustavo Petro, e ressaltou a importância do compromisso com a democracia compartilhado pelos dois países. Durante o encontro, o mandatário brasileiro destacou a relevância das relações entre Brasil e Colômbia para a América do Sul, enfatizando a contribuição dos povos indígenas e afrodescendentes. Além disso, o presidente brasileiro mencionou a parceria existente na luta contra o desmatamento na região amazônica. “Pela primeira vez na história, temos, ao mesmo tempo, governos que partilham do compromisso de tornar nossas sociedades mais justas, inclusivas e sustentáveis”, disse Lula em discurso escrito, mas não proferido.

A reunião entre Lula e Petro ocorreu na Casa de Nariño. O encontro foi marcado por discussões sobre a cooperação entre os países em diversas áreas, incluindo questões ambientais e sociais. A troca de ideias entre os líderes ressaltou a importância da união entre os países sul-americanos para o desenvolvimento da região. “Somos duas grandes democracias multiculturais, marcadas pela valiosa contribuição de indígenas e de afrodescendentes”, disse Lula. O mandatário brasileiro entende que a Floresta Amazônica une os países com suas riquezas humanas e naturais e o potencial de uma bioeconomia tropical.

Durante o almoço, Lula e Petro também abordaram temas relacionados à promoção da igualdade e inclusão social, destacando a importância do diálogo e da colaboração mútua. A presença de representantes dos povos indígenas e afrodescendentes no encontro reforçou o compromisso dos líderes em promover a diversidade e a justiça social na América do Sul.

*Reportagem produzida com auxílio de IA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Chefe de gabinete de Javier Milei renuncia na Argentina após dias de especulação

BUENOS AIRES ARGENTINA (FOLHAPRESS) - Após dias de especulação sobre conflitos internos, o chefe de gabinete do governo de Javier Milei na Argentina, Nicolás Posse, renunciou ao cargo na noite desta segunda-feira (27). Sua principal função era coordenar os trabalhos em conjunto dos ministérios. Em comunicado, a Casa Rosada disse brevemente que a saída de

‘Dia triste para os EUA’, diz Trump antes das alegações finais em seu julgamento

Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos declarou nesta terça-feira (28) que o processo penal no qual é réu “nunca deveria ter ocorrido” e descreveu esta terça-feira, o dia de alegações finais, como um “dia obscuro para os Estados Unidos”. “Hoje é um dia obscuro para os Estados Unidos. Este caso nunca deveria ter ocorrido”, afirmou

Bilionário dos EUA planeja viagem de submersível aos destroços do Titanic

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O investidor imobiliário e bilionário Larry Connor, dos Estados Unidos, disse que planeja ir ao local onde estão os destroços do Titanic para provar que a viagem é segura, mesmo após a implosão "catastrófica" do submersível Titan, da OceanGate, há quase um ano. Na ocasião, todos os cinco ocupantes morreram.