Lula inaugura Feira do Livro de Bogotá com delegação de 29 escritores brasileiros

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: 3 minutos


53660444597 3b941ada8e k

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, participou nesta quarta-feira (17) da cerimônia de inauguração da Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBo), principal evento cultural da Colômbia, onde foi recebido por Gustavo Petro, presidente colombiano. A 36ª edição da FILBo vai até o dia 2 de maio e celebra o centenário do romance “La Vorágine”, do escritor José Eustasio Rivera. Segundo Lula, o tema desta edição, “Ler a Natureza”, “expõe a insensatez da dicotomia ocidental entre o mundo dos homens e o mundo da natureza, que está nos conduzindo a uma catástrofe climática”.

Com uma delegação de 29 escritores e quadrinistas, o Brasil lançou um pavilhão para expor a literatura nacional num espaço com cerca de 3 mil metros quadrados com curadoria da poeta Stephany Borges. O destaque da programação brasileira é o autor Ailton Krenak, primeiro indígena a assumir uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL). Na lista, também estão Luciany Aparecida, Marcelino Freire, Daiara Tukano, João Carrascoza, Daniel Munduruku, Marcello Quintanilha, entre outros. O músico e instrumentista Hermeto Pascoal vai se apresentar no encerramento da feira. A comitiva incluiu, ainda, Fernando Morais, autor da biografia do presidente Lula.

Durante a cerimônia, Lula exaltou a literatura nacional e o poder da leitura. “Na literatura que emerge hoje no Brasil, aqueles que sempre foram marginalizados assumem o protagonismo para narrar suas experiências em primeira pessoa”, disse Lula. “Ler é ser livre, mesmo quando fisicamente tentam nos isolar e prender, pois a luta por um país mais justo, uma vida digna e uma América Latina unida persiste apesar daqueles que buscam obstar o progresso da nossa região. Precisamos de mais livros e menos armas. Mais conhecimento, educação, ciência e inovação”, afirmou o presidente.Lula afirmou, ainda, que todos os conjuntos habitacionais construídos no país deverão obrigatoriamente incluir uma biblioteca.

O governo brasileiro prometeu apresentações de samba e capoeira, exibição de filmes e comidas típicas no pavilhão nacional. O Brasil é homenageado no evento e convidado de honra pela terceira vez, assim como em 1995 e 2012. E, por isso, Lula quer retribuir o gesto de Petro, homenageando a Colômbia na próxima edição da Bienal do Livro, que ocorre em setembro, em São Paulo.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, ficará no país para uma série de compromissos nos próximos dias, na capital colombiana, e em Medellín. Ela se reuniu com o ministro da Cultura da Colômbia, Juan David Correa, e visitará bibliotecas, parques e institutos culturais. A ministra afirmou que a feira contempla escritores do campo e da cidade, de diferentes etnias, sendo também uma forma de promover negócios editoriais. Os governos assinaram acordos no setor, entre as bibliotecas nacionais brasileira e colombiana.

Segundo a ministra, também há um acordo para tradução de obras brasileiras para o espanhol na Colômbia, em iniciativa similar ao que ocorre em países como Cuba, Argentina e México. “Queremos expandir para outras línguas a nova literatura, para potencializar a cultura brasileira”, disse Margareth Menezes.

O governo brasileiro pretende levar à feira, ainda, editores, livreiros, mediadores e promotores de leitura para atividades e rodada de negócios. A organização desta edição espera um público de cerca de 600 mil visitantes nacionais e internacionais.

Lula na Filbo com autores brasileiros na Colômbia

Presidente Lula no Pavilhão do Brasil na 36ª FILBo com Gustavo Petro, Janja e escritores que integram a delegação brasileira

 

*Com informações do Estadão Conteúdo

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Vulcão islandês cospe lava a 50 metros de altura em nova erupção

Um vulcão na Islândia entrou novamente em erupção, marcando a quinta vez desde dezembro. A erupção ocorreu na península de Reykjanes, onde vivem cerca de 30.000 pessoas, ao sul da capital Reykjavik. O evento começou no início da tarde desta quarta-feira, após uma série de terremotos ao norte de Grindavik, uma cidade pesqueira com 3.800

Rei Charles III vai desfilar em carruagem para comemorar aniversário

Em tratamento contra o câncer, o rei Charles III desfilará em uma carruagem na comemoração de seu aniversário no dia 15 de junho, e não a cavalo como no ano passado, informou a agência de notícias PA nesta quinta-feira (30). O soberano do Reino Unido completará 76 anos só no dia 14 de novembro, mas

Mulher acumula dívidas após gastar milhares em compras enquanto dorme

Kelly Knipes, uma inglesa de 42 anos, enfrenta um pesadelo recorrente: ao acordar pela manhã, ela se depara com compras inusitadas em sua conta bancária, feitas durante o sono. Diagnosticada com parassonia, um distúrbio que provoca comportamentos involuntários durante a noite, Kelly já acumula cerca de R$ 20 mil em dívidas e teme novos golpes.