Lula visita a Colômbia para estreitar relação comercial e discutir situação da Venezuela

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca em Bogotá, nesta terça-feira (16) para estreitar a cooperação e o comércio com a Colômbia e discutir a situação regional com o presidente do país, Gustavo Petro.

 

Lula chega à Colômbia na noite desta terça-feira, com uma comitiva de 12 ministros, além da Ministra da Cultura, a baiana Margareth Menezes, que chegou antes a Bogotá, onde já cumpre agenda bilateral.

 

Na manhã desta quarta (17), Lula e Petro devem se reunir por cerca de duas horas na Casa de Nariño, palácio presidencial colombiano para discutir um amplo leque de temas. O comércio entre os dois países tem um fluxo crescente desde 2003 e deve ser um dos focos das conversas, que serão sucedidas por um fórum empresarial Brasil-Colômbia.

 

De acordo com a CNN Brasil, os países também discutirão temas como a integração de indígenas e afrodescendentes, desenvolvimento sustentável, cooperação policial, desenvolvimento agrário e combate à fome. Também devem assinar memorandos de entendimentos sobre o combate ao tráfico de pessoas e direitos humanos.

 

A integração sul-americana e o processo eleitoral da Venezuela também devem ser alguns dos assuntos a serem tratados entre os presidentes. Na última semana, Petro visitou a Venezuela e se dispôs a mediar um diálogo entre o governo e a oposição a fim de alcançar a paz política no país. “Ajude-nos em todo o possível para que haja paz e entendimento e não mintam mais sobre a Venezuela”, afirmou Nicolás Maduro na segunda-feira (15), dizendo que achou excelente a proposta de Petro de se reunir com a oposição

 

Tanto o Brasil quanto a Colômbia fazem fronteira com a Venezuela e são diretamente afetados pelo agravamento da crise no país vizinho e pela aplicação de sanções contra a Venezuela pelos Estados Unidos, que agravam a migração de venezuelanos.

 

As eleições presidenciais na Venezuela acontecerão no dia 28 de julho, mas María Corina Machado, vencedora das primárias opositoras, foi proibida de ocupar cargos públicos pelos próximos 15 anos, após uma sentença do Judiciário do país. Machado indicou Corina Yoris como sua representante, mas Yoris não conseguiu se inscrever para as eleições. Na ocasião, o governo brasileiro afirmou que o impedimento é incompatível com o Acordo de Barbados, assinado entre governo e oposição venezuelanas, com mediação da Noruega e facilitação de outros países, como o Brasil, que prevê garantias eleitorais para o pleito.

 

Lula também estará na abertura da Filbo, a feira internacional do Livro de Bogotá, considerada o evento cultural mais importante da Colômbia, e que terá nesta edição o Brasil como homenageado e convidado de honra. Diversos representantes da cultura brasileira participarão do evento.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

STJ reafirma que anuidade cobrada pela OAB não tem natureza tributária

A Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que as mensalidades devidas pelos advogados à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) não são equivalentes aos tributos pagos pelos contribuintes, como impostos e taxas.    Para o colegiado, a decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em recurso extraordinário não altera nem a jurisprudência

Forças da Segurança conhecem SENAI CIMATEC e alinham futuras parcerias

Representantes das Forças da Segurança Pública da Bahia visitaram na manhã desta segunda-feira (29), a sede do SENAI CIMATEC, no bairro de Piatã, em Salvador. O objetivo é alinhar parcerias nas áreas de tecnologia, comunicações, inteligência e capacitação.   O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, foi recepcionado pelo diretor-geral do SENAI CIMATEC, Leone Andrade

Aeroporto de Guarulhos reativa scanner corporal que identifica drogas

São Paulo — A administração do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, reativou neste mês um scanner corporal para identificar cápsulas de drogas engolidas por aqueles que tentam passar pelas autoridades, as chamadas mulas. Normalmente essas pessoas são aliciadas por organizações criminosas para embarcarem com o entorpecente no estômago com destino para Europa. O