Maior ameaça à democracia no mundo é a polarização, diz o ator Wagner Moura

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Para Wagner Moura, “Guerra Civil”, filme que chega aos cinemas brasileiros nesta semana, soa um importante alarme sobre os riscos da polarização que assombra países como Estados Unidos e Brasil nos últimos anos.

“Este é um filme que mostra que a polarização é a maior ameaça à democracia no mundo moderno”, diz ele sobre o longa dirigido por Alex Garland, um blockbuster americano que acena também para a realidade política brasileira, em sua opinião.

“Guerra Civil” conta a história de um grupo de jornalistas, do qual Moura faz parte, que tenta chegar a Washington para entrevistar o presidente dos Estados Unidos, um líder do qual não sabemos muito, mas que pelas dicas do roteiro é claramente fascista, nas palavras do ator baiano.

“Mas eu acho, sinceramente, que ligar esse personagem a figuras reais é um desserviço ao filme. Não há na trama uma agenda ideológica. E você sabe que eu sou uma pessoa que não tem medo de falar as coisas”, diz Moura ao ser questionado sobre a proximidade do personagem com líderes que acirraram a era de polarização em que vivemos, como Donald Trump e Jair Bolsonaro.

O filme é uma distopia política cheia de imagens do que poderia ser os Estados Unidos caso o racha entre democratas e republicanos, ou liberais e conservadores, se acentue. Na trama, forças favoráveis e contrárias ao presidente vivido por Nick Offerman se enfrentam e destroem a nação. São várias as imagens de pontos icônicos do nacionalismo americano bombardeados, como a Casa Branca.

“A gente sabe muito bem o que é a polarização. O mundo todo sabe. E para os americanos o filme gera uma dissonância cognitiva, porque eles estão acostumados a ver essas cenas em filmes sobre guerras no Oriente Médio. Agora estão vendo em Washington”, diz ainda Moura.

GUERRA CIVIL

– Quando Estreia nesta quinta (18), nos cinemas
– Classificação 18 anos
– Elenco Wagner Moura, Kirsten Dunst e Cailee Spaeny
– Produção EUA, Reino Unido, 2024
– Direção Alex Garland

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Festa e show de axé: o que fazer no fim de semana em Brasília

Com novas temporadas no Eixão e shows de axé, o fim de semana promete ser movimentado no Distrito Federal (DF). As opções do primeiro fim de semana de maio incluem ainda programações infantis e homenagem para a cantora Madonna. Confira! MÚSICA Bosque Park  A cantora Nathália Cavalcante é atração desta sexta (3/5) no espaço localizado

Adriane Galisteu presta homenagem para Ayrton Senna e alfineta documentário sobre o piloto: ‘Se não participei, é ficção’

Apesar da crítica, apresentadora disse estar ansiosa pelo lançamento: ‘Não vejo a hora de assistir’; obra cinematográfica foi disponibilizada nesta quarta Reprodução/Instagram/@galisteuoficial Adriane Galisteu e Ayrton Senna foram namorados Adriane Galisteu quebrou o silêncio e se manifestou, nesta quarta-feira (1), sobre o documentário de Ayrton Senna. Por meio de suas redes sociais, a apresentadora relembrou

Mudanças nas linhas de ônibus de Salvador por conta do BRT são objeto de inquérito do MPF

O Ministério Público Federal (MPF) vai investigar as mudanças nos roteiros de ônibus em Salvador em decorrência da instalação do BRT. Portaria publicada nesta quinta-feira (2), assinada pelo procurador Leandro Bastos Nunes, autorizou a abertura do inquérito civil para apurar as alterações que "geraram insatisfação nos usuários".    O procurador determinou que não seja enviada