Mona Lisa pode ganhar sala própria no Museu do Louvre

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

A Mona Lisa, de Leonardo Da Vinci, a pintura mais famosa do mundo, pode ganhar uma sala própria no Louvre, em Paris. A possibilidade está sendo estudada numa tentativa de tentar melhorar a experiência dos visitantes, disse, no sábado (27/4), a diretora do museu francês, Laurence des Cars. 

“É sempre frustrante quando não se dá aos visitantes a melhor recepção possível, e esse é o caso da Mona Lisa”, afirmou Laurence, acrescentando que o Louvre está discutindo com o Ministério da Cultura francês alternativas para solucionar o problema. 

Ela acrescentou que, a cada dia, “80% dos visitantes do Louvre, ou seja, mais de 20 mil pessoas, veem a Mona Lisa” e se fotografam diante dela com seus celulares. Em 2023, o museu recebeu quase nove milhões de visitantes.

A Mona Lisa está atualmente instalada na “Salle des États” (“Sala dos Estados”) do Louvre, a maior do museu, mas a obra-prima de Da Vinci não está sozinha. É acompanhada por quadros de mestres venezianos do século XVI e da maior pintura do Louvre, As Bodas de Caná, de Paolo Veronese.

O museu limita o número de visitantes a 30 mil no máximo por dia, medida que será mantida durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris, informou Laurence, segundo a agência AFP.

Alvo de protesto Além da atenção maciça de turistas, a pintura tornou-se alvo de vandalismo e de protestos de ativistas. Em janeiro, duas mulheres do grupo Riposte Alimentaire (Retaliação Alimentar) atiraram sopa na caixa de vidro que protege a obra. O grupo afirma atuar a favor de medidas que evitem alterações climáticas e em benefício da agricultura sustentável.

Em maio de 2022, noutro episódio, o quadro foi atacado por uma torta jogada por um homem usando uma peruca de mulher e ocupando uma cadeira de rodas.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Promover desenvolvimento sustentável e combater desigualdades são prioridade da prefeitura, afirma Bruno Reis

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, afirmou nesta segunda-feira (27), durante a abertura das discussões do Grupo de Trabalho (GT) de Desenvolvimento do G20, que a gestão municipal tem como prioridade promover o desenvolvimento sustentável e combater as desigualdades na capital baiana. O evento, que acontece até quarta (29) no Centro de Convenções, reúne lideranças

Angélica anuncia novo programa voltado para homens no GNT

RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) - Angélica anunciou nesta segunda-feira (27) um novo programa no GNT. Desta vez, a atração será voltada aos homens. O canal de TV paga contou sobre o novo programa da apresentadora. "Ano passado, Angélica recebeu mulheres incríveis no programa '50 & tanto'. Agora, sob o comando dela e na presença

Fernanda Paes Leme se pronuncia após suposto climão com Juliette

Alguns internautas apontaram um climão entre Juliette e Fernanda Paes Leme no programa Quem Não Pode Se Sacode, da GNT. A cantora e a apresentadora tiveram interações apontadas como ríspidas pela web. No programa que foi ao ar na última quinta-feira (23/5), a vencedora do BBB 21 questionou as regras das apresentadoras. “Vocês estão deixando