Mona Lisa pode ganhar sala própria no Museu do Louvre

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

A Mona Lisa, de Leonardo Da Vinci, a pintura mais famosa do mundo, pode ganhar uma sala própria no Louvre, em Paris. A possibilidade está sendo estudada numa tentativa de tentar melhorar a experiência dos visitantes, disse, no sábado (27/4), a diretora do museu francês, Laurence des Cars. 

“É sempre frustrante quando não se dá aos visitantes a melhor recepção possível, e esse é o caso da Mona Lisa”, afirmou Laurence, acrescentando que o Louvre está discutindo com o Ministério da Cultura francês alternativas para solucionar o problema. 

Ela acrescentou que, a cada dia, “80% dos visitantes do Louvre, ou seja, mais de 20 mil pessoas, veem a Mona Lisa” e se fotografam diante dela com seus celulares. Em 2023, o museu recebeu quase nove milhões de visitantes.

A Mona Lisa está atualmente instalada na “Salle des États” (“Sala dos Estados”) do Louvre, a maior do museu, mas a obra-prima de Da Vinci não está sozinha. É acompanhada por quadros de mestres venezianos do século XVI e da maior pintura do Louvre, As Bodas de Caná, de Paolo Veronese.

O museu limita o número de visitantes a 30 mil no máximo por dia, medida que será mantida durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris, informou Laurence, segundo a agência AFP.

Alvo de protesto Além da atenção maciça de turistas, a pintura tornou-se alvo de vandalismo e de protestos de ativistas. Em janeiro, duas mulheres do grupo Riposte Alimentaire (Retaliação Alimentar) atiraram sopa na caixa de vidro que protege a obra. O grupo afirma atuar a favor de medidas que evitem alterações climáticas e em benefício da agricultura sustentável.

Em maio de 2022, noutro episódio, o quadro foi atacado por uma torta jogada por um homem usando uma peruca de mulher e ocupando uma cadeira de rodas.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

“Temos que mudar a nossa postura”, diz Iury Castilho após nova derrota do Vitória

Autor do gol do Vitória na derrota rubro-negra por 2 a 1 diante do Vasco, neste domingo (12), em São Januário, pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro, o atacante Iury Castilho cobrou uma mudança na postura do elenco do Leão ao fim do confronto. Com um ponto em cinco partidas, o Vitória está na 18ª

Chef Felipe Bronze é agredido em assalto no RJ

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O chef Felipe Bronze, dono de diversos restaurantes famosos, foi assaltado na última sexta (10), em Vila Isabel, no RJ. Durante a abordagem, o empresário reagiu aos assaltantes e foi agredido, roubaram seu carro e seus pertences. "Pessoal, estou bem. Fui assaltado há pouco, portanto, qualquer contato em meu nome

SP Alto astral: Biblioteca Mário de Andrade tem programação gratuita

A Prefeitura de São Paulo apresenta uma programação especial na Biblioteca Mário de Andrade, com shows musicais, contação de histórias, técnicas de escrita e apresentações teatrais. Todas as atividades são gratuitas. Além disso, de 23 de maio a 7 de junho, haverá o Ciclo de filmes 5 X Fellini, com sessões gratuitas no auditório. Mostra