O Brasil na contramão do mundo

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu manter a proibição de cigarros eletrônicos e produtos de tabaco aquecido no Brasil. Ao tomar essa decisão, desconsiderou centenas de evidências científicas internacionais e milhares de manifestações da sociedade civil durante a Consulta Pública.

A decisão da Anvisa ignorou as experiências bem sucedidas de mais de 80 países, como o Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Suécia, Nova Zelândia, Japão, Coreia do Sul e os 27 países da União Europeia. Esses países reconhecem esses dispositivos como alternativas de risco reduzido quando comparados com o consumo de cigarro tradicional e respeitam a premissa de liberdade individual de escolha dos adultos.

Todos esses países estabelecem regras claras para a fabricação e comercialização desses produtos, inclusive com medidas rígidas para quem comercializa cigarros eletrônicos e produtos de tabaco aquecido a menores de 18 anos. Os dados apontam que há uma experimentação de cigarros eletrônicos e produtos de tabaco aquecido entre a população menor de 18 anos de quase 1 em cada 4 no Brasil (IBGE 2019), algo que não se observa em países com regulamentação.

A Anvisa fecha os olhos para a situação de descontrole no país, onde o consumo cresceu 600% desde 2018 e já chega a 3 milhões de consumidores adultos. Mais de 6 milhões de fumantes adultos experimentaram produtos ilegais. Esses consumidores buscam alternativas de menor risco e estão sendo privados desse direito.

Quem ganha com essa decisão? Atualmente, a proibição só interessa ao crime organizado, que inunda o país com produtos contrabandeados e falsificados, que colocam em risco a saúde da população. Produtos clandestinos não seguem parâmetro sanitário algum ou restrição de público menor de 18 anos, aumentando a gravidade da situação.

A ABIFUMO rejeita a decisão, pois coloca o Brasil na contramão da maioria do mundo. O Brasil ocupa a 58ª posição entre os 64 países avaliados no Índice Global de Políticas Eficazes de Redução de Danos do Tabagismo de 2024.

O país, que já foi pioneiro no controle do tabagismo, agora se afasta desse mesmo controle ao proibir que adultos fumantes tenham acesso a alternativas reguladas de menor risco.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Joelma e Pablo anunciam turnê conjunta; Turnê passará por Salvador

A união entre a Bahia e o Pará está mais forte que nunca. Joelma e Pablo anunciaram uma turnê juntos. "Bateu Saudade" é o nome do projeto em dupla que promete fazer o público "dançar e chorar".           Ver essa foto no Instagram                

Bens dos famosos que foram a leilão: Até carta de Tupac a Madonna!

Às vezes, um objeto baratinho pode valorizar e render milhares de dólares se tiver pertencido a uma celebridade. De fato, itens dos famosos são frequentemente colocados em leilão a fim de arrecadar dinheiro para a caridade ou mesmo em benefício de interesse particular. Mas alguns desses bens chamam a atenção pela estranheza ou nível de

Pai de santo preso em SP tinha quarto para abusos sexuais, diz polícia

São Paulo — O pai de santo Rodrigo de Lima Baptista, de 45 anos, foi preso na última terça-feira (30/4), suspeito de abusar sexualmente de quatro mulheres em Araraquara, no interior de São Paulo. Os crimes teriam acontecido em um terreiro de umbanda, no Jardim Maria Luiza 3. Entre as vítimas podem estar menores de