TAGS

Pauta que trata do plano de cargos e salários da Defensoria Pública segue “travada” na AL-BA

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Mesmo com as constantes mobilizações na galeria da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) como forma de pressionar o governo pela aprovação do Projeto de Lei Complementar nº 154/2023 (PLC 154), que trata do plano de cargos e salários da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DP-BA), ao que tudo indica, o PL segue sem previsão de entrar na pauta de votação do Legislativo. 

 

A partir de hoje, 413 defensores públicos iniciaram uma paralisação, organizada pela Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado da Bahia (Adep-BA). Após os três dias sem os serviços defensoriais, a categoria votará em assembleia a possibilidade de greve, como forma de protesto. Apesar da paralisação, a Adep informou que audiências de custódia, casos de violência contra a mulher e urgências médicas serão atendidas.

 

A novela se arrasta desde dezembro do ano passado, quando o PL chegou a entrar na ordem do dia. A votação, no entanto, mesmo sem objeções da ala da oposição, liderada por Alan Sanches (União), foi abortada. Na ocasião, o líder do governo, Rosemberg Pinto (PT), justificou que o projeto da DP-BA tinha chegado “com problemas técnicos” e que seria necessário consultar a Governadoria.

 

“O projeto da DP foi construído há cinco anos e, ao longo do tempo, foram feitos vários ajustes nele que precisam ser adequados […] Vamos fazer os ajustes necessários e votar em outro momento”, explicou Rosemberg Pinto à época. 

 

Desde o início dos trabalhos desta Legislatura, em fevereiro, o PL 154 ainda não entrou na pauta de votação. Em conversa com o Bahia Notícias, nas últimas semanas, o líder do governo ressaltou que a apreciação da matéria segue sem previsão. Nesta terça-feira (23), em entrevista ao Bahia Notícias, o parlamentar afirmou que desconhece da tramitação do projeto e que é algo que não depende da Assembleia Legislativa. 

 

“Hoje nós vamos apreciar aqui o projeto de lei que fala da Bahia pela Paz e outro projeto de lei que diz respeito aos professores indígenas. Então eu desconheço da tramitação para hoje do projeto da Defensoria. É bom deixar claro que o projeto da Defensoria não depende da Assembleia. Existe uma divergência entre a Defensoria e o Poder Executivo, que eles precisam resolver isso. Enquanto não resolver essa pendência, dificilmente a Assembleia Legislativa vai poder pautar o projeto. É algo que depende do Executivo, não depende da Assembleia Legislativa. Não é uma questão específica de plano de carrego de salário, só equiparação de salário a outros poderes. É uma série de valores que precisam ser ajustados com o Poder Executivo. Não é pra essa semana não”, disse Rosemberg. 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

11ª Montaria do Farejador: chuva e frio não desanimam mais de 2 mil cavaleiros em Lagedo do Tabocal

A 11ª Montaria do Farejador, realizada neste domingo (5) em Lagedo do Tabocal, no sudoeste baiano, superou as expectativas e reuniu mais de 2.200 cavaleiros e amazonas de diversos municípios da região. Nem mesmo a chuva e o frio desanimaram os participantes, que homenagearam o Dia do Vaqueiro, instituído pela Câmara Municipal da cidade.  

Acidente entre carro e moto deixa mulher gravemente ferida, em Luís Eduardo Magalhães

Um acidente envolvendo um carro e uma moto, em Luís Eduardo Magalhães, deixou um homem ferido e uma mulher gravemente ferida. O caso ocorreu na madrugada da última sexta-feira (3), no cruzamento da Avenida ACM, esquina com a rua dos Ypês, bairro Jardim das Acácias.    A batida entre o carro com a moto foi

Suspeito é preso após assaltar uma farmácia, em Luís Eduardo Magalhães

Um homem foi preso em flagrante pela Polícia Militar acusado de cometer um assalto a mão armada em uma farmácia, na rua São Francisco, bairro Mimoso II, em Luís Eduardo Magalhães.    Uma Guarnição da Polícia Militar realizava patrulhamento pelo centro da cidade, quando foi informado que estaria acontecendo um assalto na referida farmácia. Rapidamente