PM volta atrás após promover soldado da Rota assassinado 2 meses antes

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O soldado Samuel Wesley Cosmo, da Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), tropa de elite da Polícia Militar de São Paulo (PMSP), foi promovido à graduação de cabo na sexta-feira (19/4). A corporação, contudo, voltou atrás e tornou a medida sem efeito. Isso porque Samuel foi morto com um tiro no rosto dois meses antes, em 2 de fevereiro, durante uma operação em Santos, no litoral paulista.

Samuel participava das buscas pelo assassino de outro PM, Marcelo Augusto da Silva, em uma comunidade. A câmera corporal do soldado registrou o momento em que ele foi baleado. À coluna, a Polícia Militar informou que prepara uma outra promoção, pós-morte, para Samuel.

 

Pelas imagens da câmera corporal foi possível identificar o homem que atirou no PM. Kaique Coutinho do Nascimento, 21 anos, conhecido como Chip, foi preso em Uberlândia, interior de Minas Gerais, e denunciado por organização criminosa majorada pelo emprego de arma de fogo e por homicídio qualificado.

O assassinato de Samuel Cosmo deu início a uma reação da PMSP à sequência de mortes de militares na região. Por decisão do secretário da Segurança Pública Guilherme Derrite, a sede da pasta foi transferida para Santos e teve início a segunda fase da Operação Escudo, deflagrada em janeiro após a morte de outro soldado. Entre o dia 7 de fevereiro e o dia 11 de março, 40 suspeitos foram mortos em confrontos com a PM no litoral paulista.

Nova promoção A portaria que promoveu Samuel Cosmo à graduação de cabo pelo critério da antiguidade foi anulada nesta segunda-feira (22/4). A medida foi tomada após notificação do 1º Batalhão de Polícia de Choque da Polícia Militar de São Paulo, ao qual a Rota é subordinada, sobre a morte do PM. Em seu lugar, foi promovido um soldado do Comando de Policiamento Rodoviário (CPRv).

Em contato com a coluna, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo esclareceu que a promoção de Samuel Cosmo a cabo havia sido programada antes da morte do PM. E que a corporação prepara uma nova promoção, reservada a militares abatidos em serviço. Leia abaixo a nota da SSP:

“A Polícia Militar esclarece que a promoção do soldado Samuel Wesley Cosmo foi programada anteriormente, nos termos dos artigos 1º, 2º e 3º da Lei Complementar 892/01, a contar de 21/04/2024, por critérios de antiguidade. Com o falecimento do policial militar antes da data prevista para a promoção, a mesma foi tornada sem efeito. Está em andamento, ainda, outro processo de promoção para o soldado, conforme a Lei 5.451/86, que prevê tal medida quando um agente morre em decorrência da função.”

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Milionário baiano do setor de minérios é assaltado no bairro do Itaigara, em Salvador

Geólogo baiano e empresário do setor mineral, João Carlos Cavalcanti foi assaltado na tarde desta quinta-feira (2), no bairro do Itaigara. De acordo com as informações, o crime teria ocorrido na Avenida ACM.   Ainda conforme divulgado, Cavalcanti teria sido assaltado por um adolescente em uma bicicleta, que levou o celular do empresário. Na ação

Pastor diz em culto que beijou filha na boca: “Nossa, que mulherão”

O pastor Lucinho Barreto, membro da Igreja Batista da Lagoinha, afirmou durante um culto ter beijado a filha na boca quando ela estava “distraída”. O vídeo viralizou nas redes sociais nessa quinta-feira (2/5) e recebeu uma avalanche de críticas. O trecho do vídeo foi retirado de um culto ministrado pelo religioso e disponibilizado no último

Corregedoria das Comarcas do Interior cria grupo de saneamento para atuar em comarca no oeste da Bahia

Um grupo de saneamento da Corregedoria das Comarcas do Interior do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) foi criado para atuar na Vara de Jurisdição Plena em Formosa do Rio Preto, no oeste do estado - região embrionária da conhecida Operação Faroeste.    De acordo com o ato normativo conjunto publicado nesta quinta-feira (2), o