Porto Seguro deve reeditar disputa entre grupos de Jânio Natal e Cláudia Oliveira, e estrangeiro surge como “3ª via”

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Um dos maiores destinos turísticos do estado – e do Brasil -, além de política e economicamente influente no estado, Porto Seguro será palco de uma disputa política acirrada este ano. A decisão deve ser impactada por questões de infraestrutura – especialmente após o impacto das mudanças climáticas na região -, turismo e disputas territoriais. Os atores políticos, por sua vez, são figuras já conhecidas pelo eleitorado porto-segurense, o prefeito vigente, uma ex-gestora e um empresário da região.

 

A atual gestão da Terra Mãe do Brasil está nas mãos de Jânio Natal (PL), eleito em 2020 com cerca de 28 mil votos. Candidato à reeleição, Jânio já foi gestor do município em 2004 e de Belmonte, município vizinho, em outras duas ocasiões. Em Belmonte, chegou a renunciar após eleito, dando lugar ao vice. Com longo histórico de cargos legislativos e executivos, o atual prefeito conta com o apoio de cerca de oito siglas para a sua reeleição, incluindo o União Brasil e o Avante, além de 150 candidatos a vereador.  

 

Cláudia Oliveira (PSD), por sua vez, deve liderar a chapa de oposição municipal. A ex-prefeita por dois mandatos (2013-2020) e atual deputada estadual vai representar a base do governo estadual em Porto Seguro, com o apoio do governador Jerônimo Rodrigues e toda a liderança petista. Com histórico positivo no município, Cláudia foi eleita para compôr a Assembleia Legislativa da Bahia, em 2022, com mais de 16 mil votos na cidade. Ao Bahia Notícias, a parlamentar alegou que o trunfo de sua candidatura seria a “forte presença” na cidade. 

 

Apesar da polarização entre ambos os candidatos, o diálogo não foi dispensado. Segundo informações do site Políticos do Sul da Bahia, parceiro do Bahia Notícias, uma composição entre ambas as chapas não seria descartada. Até o momento, os candidatos seguem de forma independente. 

 

Além das figuras já carimbadas da política regional, a disputa ao pleito municipal também conta com uma “terceira via”, no nome do empresário luxemburguês, Luigi Rottuno (PSDB). Ficando em terceiro lugar na disputa em 2020, o novo ator político surpreendeu os adversários angariando cerca de 12 mil votos. Este ano, o empresário do ramo turístico visa ampliar sua malha eleitoral e, quem sabe, conquistar o cargo no executivo municipal.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Jerônimo Rodrigues envia pacote de projetos à AL-BA em regime de urgência; confira

  O governador Jerônimo Rodrigues enviou à Assembleia Legislativa da Bahia, um pacote com 13 projetos de lei, em sua maioria em caráter de urgência. Todos publicados no Diário Oficial do Legislativo, na sexta (3) e sábado (4). A AL-BA recebe os projetos em meio a movimentações intensas dos parlamentares, que dentre viagens e cumprimento

Bonner embarca em avião da FAB e irá apresentar Jornal Nacional direto do Rio Grande do Sul

O Jornal Nacional nesta segunda-feira (6) sairá dos estúdios Globo e terá a cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul, como cenário. A informação foi dada por William Bonner, âncora da atração, que mostrou que irá acompanhar de perto toda movimentação que tem sido feita para ajudar a região, que sofre com o maior desastre

Datena diz que ‘está bem’ após nova cirurgia para estancar sangramento

(UOL/FOLHAPRESS) - Datena, 66, passou por uma nova cirurgia na noite deste domingo (5) e está internado. Datena foi operado novamente em razão de um sangramento "importante". O apresentador havia recebido alta no sábado (4) após passar por uma cirurgia na quinta-feira."Eu estava muito bem, excepcionalmente bem, bem até demais. Mas tive um sangramento e