Porto Seguro deve reeditar disputa entre grupos de Jânio Natal e Cláudia Oliveira, e estrangeiro surge como “3ª via”

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Um dos maiores destinos turísticos do estado – e do Brasil -, além de política e economicamente influente no estado, Porto Seguro será palco de uma disputa política acirrada este ano. A decisão deve ser impactada por questões de infraestrutura – especialmente após o impacto das mudanças climáticas na região -, turismo e disputas territoriais. Os atores políticos, por sua vez, são figuras já conhecidas pelo eleitorado porto-segurense, o prefeito vigente, uma ex-gestora e um empresário da região.

 

A atual gestão da Terra Mãe do Brasil está nas mãos de Jânio Natal (PL), eleito em 2020 com cerca de 28 mil votos. Candidato à reeleição, Jânio já foi gestor do município em 2004 e de Belmonte, município vizinho, em outras duas ocasiões. Em Belmonte, chegou a renunciar após eleito, dando lugar ao vice. Com longo histórico de cargos legislativos e executivos, o atual prefeito conta com o apoio de cerca de oito siglas para a sua reeleição, incluindo o União Brasil e o Avante, além de 150 candidatos a vereador.  

 

Cláudia Oliveira (PSD), por sua vez, deve liderar a chapa de oposição municipal. A ex-prefeita por dois mandatos (2013-2020) e atual deputada estadual vai representar a base do governo estadual em Porto Seguro, com o apoio do governador Jerônimo Rodrigues e toda a liderança petista. Com histórico positivo no município, Cláudia foi eleita para compôr a Assembleia Legislativa da Bahia, em 2022, com mais de 16 mil votos na cidade. Ao Bahia Notícias, a parlamentar alegou que o trunfo de sua candidatura seria a “forte presença” na cidade. 

 

Apesar da polarização entre ambos os candidatos, o diálogo não foi dispensado. Segundo informações do site Políticos do Sul da Bahia, parceiro do Bahia Notícias, uma composição entre ambas as chapas não seria descartada. Até o momento, os candidatos seguem de forma independente. 

 

Além das figuras já carimbadas da política regional, a disputa ao pleito municipal também conta com uma “terceira via”, no nome do empresário luxemburguês, Luigi Rottuno (PSDB). Ficando em terceiro lugar na disputa em 2020, o novo ator político surpreendeu os adversários angariando cerca de 12 mil votos. Este ano, o empresário do ramo turístico visa ampliar sua malha eleitoral e, quem sabe, conquistar o cargo no executivo municipal.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Em meio a vaias e aplausos, projeto de reajuste salarial de servidores públicos será votado na AL-BA nesta terça

O sessão plenária da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), desta terça-feira (28), vai pautar o reajuste salarial linear de 4% proposto pelo governo de Jerônimo Rodrigues (PT) aos servidores públicos e o empréstimo de US$ 400 milhões (cerca de R$ 2 bilhões) também pedido pelo governo.   LEIA TAMBÉM: VÍDEO: Em meio a protestos, projeto de reajuste

Prefeitura entrega 100 casas reformadas pelo Morar Melhor em Ilha Amarela

A mudança de vida promovida pela Prefeitura, por meio do programa Morar Melhor, alcançou 100 famílias no bairro de Ilha Amarela. É a primeira vez que o programa, que promove melhorias habitacionais em residências, contempla o bairro. O prefeito Bruno Reis participou da entrega das residências reformadas aos moradores na noite desta segunda-feira (27), ao

Repórter cai do 3º andar de prédio após sair do trabalho para fazer sexo

Um repórter da CNN Brasil em Brasília, que participa de transmissões ao vivo no programa Novo Dia, sofreu uma queda do terceiro andar de um prédio localizado no bairro Asa Norte, no Distrito Federal. Segundo informações apuradas pelo portal Metrópoles, e divulgadas pelo Portal Leo Dias, o incidente ocorreu na quinta-feira (23/05), após o repórter