TAGS

Prefeitura de Salvador determina desapropriação de terreno ao lado do Terreiro Casa Branca

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

A prefeitura de Salvador determinou a desapropriação de um terreno que fica ao lado do Terreiro Casa Branca, no bairro do Engelho Velho da Federação. O local é alvo de disputa judicial que se arrasta nos últimos anos após a construção de um prédio de forma irregular.

 

O decreto da gestão municipal foi publicado na última sexta-feira (19) ao declarar de utilidade pública para fins de desapropriação a área de 260,88m², situada na Ladeira Manoel Bonfim.

 

O documento, assinado pelo prefeito Bruno Reis, aponta que a área do terreno será destinada à execução de obras para implantação de um projeto cultural com “objetivo de agregar o espaço do Terreiro Casa Branca, tombado Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

 

“Em caso de efetivação da desapropriação por via judicial, fica autorizada a Procuradoria Geral do Município do Salvador – PGMS, para em nome do expropriante, mover ação competente, podendo, na petição inicial ou no curso do respectivo processo, solicitar a aplicação do regime de urgência, nos termos da Legislação Federal, que regula para fim de obtenção da imissão na posse do bem declarado de utilidade pública”, diz trecho do decreto.

 

RELEMBRE O CASO
Em setembro do ano passado, a Justiça federal determinou a interrupção imediata de qualquer obra em imóvel irregular construído dentro e no entorno do território do Terreiro da Casa Branca, que é o primeiro terreiro de candomblé tombado pelo Iphan na capital baiana, em 1984.

 

Desde 2021, os membros do Terreiro da Casa Branca denunciam as invasões e a construção irregular de um imóvel, que chegou a ter cinco pavimentos e invade a privacidade do bem cultural tombado pelo patrimônio.

 

O próprio Ministério Público da Bahia (MP-BA) chegou a constatar a necessidade de demolição da construção.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Suspeito de matar mulher a golpes de arma branca é preso no interior da Bahia

Foi preso nesta quinta-feira (2) o suspeito de matar uma mulher de 35 anos a golpes de arma branca, em Alagoinhas, a cerca de 100 km de Salvador. O corpo de Elizabeth Vanezza Alexandre de Carvalho foi encontrado no último domingo (29).   Segundo a Polícia Civil, o homem não teve a identidade revelada e

Ocupação no Centro de Salvador vira alvo de denúncias de deputado

O deputado estadual Tiago Correia (PSDB) protocolou ofícios para o governador Jerônimo Rodrigues e o prefeito de Salvador, Bruno Reis, solicitando com "urgência", a vistoria por parte do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil (Codesal) no imóvel que abrigava o Centro Educacional Magalhães Neto, localizado na Avenida Sete de Setembro, no Centro da capital baiana. Correia

Jovem em estado vegetativo aguarda benefício do INSS para alimentação e medicações

Há sete meses em estado vegetativo, a jovem Luana Souza, de 28 anos, aguarda benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para custear gastos com alimentação, fraldas e medicações. Técnica de enfermagem, Luana segue internada desde setembro de 2023, quando passou por uma cirurgia de apendicite e teve uma parada cardiorrespiratória no Hospital do Subúrbio