TAGS

Reforma de aeroporto de Barreiras segue amarrada; obras colocariam cidade em rota de voos longos

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Um abraço simbólico neste sábado (6) vai cobrar a conclusão da reforma do aeroporto de Barreiras, no Extremo Oeste baiano. A requalificação é esperada há quase duas décadas, como disse ao Bahia Notícias o presidente da organização barreirense que reivindica a obra, Gill Arêas.

 

Desde 2021, as obras foram colocadas sob a responsabilidade da Egis Engenharia e Consultoria LTDA, que venceu uma licitação para acelerar os trabalhos. O valor destinado para o projeto foi de R$ 996 mil. Das cinco etapas, duas teriam sido executadas. Porém, as três finais seguem amarradas, sem previsão de serem encerradas.

 

Uma delas adaptaria o aeroporto de Barreiras a receber aeronaves maiores, como um Boeing 737 [capacidade de até 215 passageiros], e ser rota de voos longos. Outra não menos importante é a construção de um novo terminal de passageiros. Segundo Gill Arêas, o grupo pede uma reunião com representantes dos governos estadual e federal e os responsáveis pela obra e fiscalização para acertar a finalização da reforma.

 

 “A gente só quer uma reunião para sentar na mesa e confrontar e ver quem está com a razão. Eles não podem ficar empurrando isso”, disse ao Bahia Notícias. O aeroporto de Barreiras fica na Serra da Bandeira e existe desde 1940.

 

Com o crescimento da região, em população e em economia, o aeroporto de Barreiras passou a ser mais procurado, o que inclui interessados do chamado Matopiba [Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia]. “Para o pessoal do sul do Tocantins é mais perto vir a Barreiras do que pegar um voo e ir a Palmas [capital do estado]. Quem está no Piauí é mais fácil vir a Barreiras do que ir para Teresina. É uma macrorregião de um milhão de habitantes”, afirmou.

 

De acordo com a Secretaria Estadual de Infraestrutura, os projetos de requalificação e a ampliação foram entregues à Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) no final de novembro de 2023. “O órgão regulador da aviação civil no país fez a análise e a devolutiva do material no mês de janeiro de 2024. A equipe da Seinfra fez as novas adequações solicitadas pela SAC e entregou o documento em 26 de fevereiro de 2024”. 

 

“Em relação ao projeto do Terminal de Passageiros e de equipamentos de auxilio à navegação aérea, a entrega para avaliação da SAC foi reprogramada para o mês de abril deste ano por conta das atualizações da parte de infraestrutura. O início do processo licitatório depende das aprovações dos projetos pelo órgão federal”, indicou a pasta baiana, que reforçou que o aeroporto está concessionado à Concessionária São Francisco Aeroportos, através de contrato assinado em 2017, e com duração de 15 anos.

 

A Seinfra ainda indicou que uma equipe técnica do órgão se reuniu com a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) nesta semana para alinhamento de planejamento de obras. “Também participou de videoconferência com a Azul Linhas Aéreas solicitando a alteração do voo para o turno vespertino com intuito de viabilizar a execução da obra num período ininterrupto mais longo”, revelou a secretaria.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Lei que obriga estabelecimentos a auxiliarem mulheres vítimas de assédio é promulgada pela AL-BA

A lei que obriga bares, restaurantes, casas noturnas e de eventos a adotarem medidas de auxílio a mulheres que se sintam em situação de risco foi promulgada pela Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). A norma prevê uma série de ações que os estabelecimentos terão que adotar a partir de agora para proteger mulheres que se

Juazeirense confirma lesão e volante vira desfalque para a sequência da Série D

O Cancão de Fogo ganhou um desfalque para as próximas partidas da Série D. O clube confirmou, na tarde desta quinta-feira (2), a lesão muscular do volante Cleiton, que saiu de campo no primeiro minuto da partida diante do Itabaiana, válido pela primeira rodada da Série B. Cleiton saiu de campo sentindo dores na Coxa

Homem estuprado na porta de casa foi salvo por motorista de app; vítima está traumatizada

O cozinheiro de 31 anos que foi estuprado na frente de casa em Campinas, no interior de São Paulo, enquanto saía para trabalhar, disse à polícia que o suspeito o agarrou por trás e colocou o pênis para fora da calça ao mesmo tempo em que fazia ameaças com uma faca. O crime ocorreu na