TAGS

UPB procura presidente do Senado e pressiona por derrubada de veto à desoneração da folha de municípios

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), prefeito Quinho (PSD), de Belo Campo, procurou na tarde desta segunda-feira (29) o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD). Na pauta, a insatisfação com a derrubada da medida provisória que previa a desoneração da folha dos municípios e de 17 setores da economia.

 

Quinho classificou de “duro golpe” a liminar concedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, após o Planalto ingressar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI). Segundo a UPB, 404 municípios baianos estavam sendo beneficiados com a redução da contribuição previdenciária sobre a folha de pessoal, caindo de 20% para 8% desde janeiro. A estimativa era de uma economia de R$1,1 bilhão anuais para as prefeituras baianas.

 

O fato retomaria a capacidade de investimento próprio em saúde, educação e infraestrutura. No mesmo encontro, Pacheco afirmou que o governo demonstrou “desorganização e desorientação” com relação a “princípios básicos” da relação federativa, sobretudo com um tema tão caro aos municípios e ao Congresso Nacional.

 

Foto: Divulgação / UPB

 

Rodrigo Pacheco informou que no dia 13 de maio haverá uma sessão de debate no Senado Federal, com os presidentes de associação municipalistas dos estados, para defender a desoneração da folha e pautas de interesse dos municípios, como precatórios, dívida previdenciária, saúde, merenda escolar e resíduos sólidos.

 

Ainda segundo a UPB, a queda de braços entre o Congresso e o Planalto envolveu a prorrogação da desoneração para 17 setores. Uma emenda apresentada pelo senador baiano,  ngelo Coronel, a pedido da UPB, inclui os municípios no projeto de lei. Após aprovação, o presidente Lula vetou a medida, mas o veto foi derrubado pelo Congresso Nacional, com a contribuição reduzida entrando em vigor.

 

Logo após, uma medida provisória foi enviada ao Congresso pelo governo retirando novamente o benefício, mas o texto caducou. Por fim veio a judicialização que está em análise do plenário do STF.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Aluno leva ‘peixeira’ para escola e ameaça colegas em colégio estadual de Salvador

Um aluno do Colégio Estadual São Damião Comboni, localizado no bairro de Sussuarana, em Salvador, levou uma faca do tipo peixeira para a escola e ameaçou colegas após um desentendimento. O caso ocorreu nesta quinta-feira (16).    Segundo interlocutores no local, ação gerou pânico entre os estudantes e alunos passaram mal após o ocorrido. Nenhum

Conselho Nacional de Procuradores-Gerais empossa novo presidente

Jarbas Soares Júnior, procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG), é o novo presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG).   Ele foi eleito por aclamação no dia 17 de abril e tomou posse no cargo na última quarta-feira (15). Jarbas Soares sucede o

Suspeito de tentativa de duplo homicídio é preso em Feira de Santana

O suspeito de duplo feminicídio em Conceição do Coité, foi preso, nesta quinta-feira (16), em Feira de Santana. A prisão ocorreu horas após o suspeito se apresentar voluntariamente à polícia, em Feira de Santana.   Ao Acorda Cidade, parceiro do Bahia Notícias, o promotor de Justiça Audo Rodrigues informou que a prisão foi decretada pelo