Venezuela considera retomada das sanções dos EUA como ‘ação lesiva’

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos


nicolas maduro

Após o anúncio dos Estados Unidos sobre a retomada das sanções, o governo da Venezuela se posicionou e classificou a decisão norte-americana como uma “ação lesiva”. “É uma ação lesiva contra a Venezuela (…) vamos continuar com nossa vida, com uma vida boa, vamos continuar com a recuperação e a Venezuela vai se recuperar mais do que já se recuperou”, disse à imprensa o presidente do Parlamento, Jorge Rodríguez, também chefe da delegação do governo nos processos de negociação política. Para ele, os EUA deram contra si mesmos “dois tiros no pé”, já que essa decisão terá consequências em termos de migração, com os EUA querendo impedir a entrada irregular de venezuelanos, e em termos de energia, já que a Venezuela tem as maiores reservas comprovadas de petróleo do mundo.

cta_logo_jp

Rodríguez pediu ao povo venezuelano que “levante a voz, o mais alto possível, contra essas sanções criminosas e contra aqueles que pediram essas sanções”, entre os quais mencionou a ex-parlamentar María Corina Machado, líder da principal coalizão opositora ao governo do presidente Nicolás Maduro. Ele afirmou que Caracas manteve contatos com o governo do presidente americano, Joe Biden, e que cumpriu “todos os compromissos” assumidos, apesar de os EUA acusarem o país sul-americano de violar os acordos ao manter em vigor a sanção que impede Machado de concorrer às eleições presidenciais de 28 de julho.

O político chavista disse que os EUA não cumpriram sua promessa de suspender todas as sanções impostas à Venezuela, inclusive as licenças, que nunca foram emitidas, para que República Dominicana e Belize pudessem fazer pagamentos ao país, que tem problemas para operar no sistema financeiro internacional devido ao embargo. Departamento do Tesouro dos EUA decidiu não renovar o alívio, que expira à meia-noite de hoje, e estabeleceu um prazo até 31 de maio para que as empresas estrangeiras interrompam todas as operações de produção e exportação de petróleo e gás venezuelanos que realizaram durante os últimos seis meses. De agora em diante, as empresas estrangeiras que quiserem fazer negócios com a estatal Petróleos de Venezuela (PDVSA) deverão solicitar ao Tesouro dos EUA autorizações individuais, que serão avaliadas caso a caso.

*Com informações da EFE

 

 

 

 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

‘Castelo do Harry Potter’ é destruído após ataque russo no porto de Odessa

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Um ataque russo contra o porto de Odessa, no sul da Ucrânia, destruiu o edifício conhecido localmente como "castelo do Harry Potter". Ataque com mísseis matou pelo menos cinco pessoas e deixou 32 feridos. Um homem morreu após o ataque, informou o governador regional Oleh Kiper. Ele sofreu um derrame.

Gata é enviada por correio acidentalmente e fica 7 dias sem água e comida

Uma gata chamada Galena viveu uma aventura inusitada e sobreviveu por uma semana sem comida e água após ser enviada acidentalmente por correio de Utah para Califórnia, nos Estados Unidos. Galena, que adorava se esconder em caixas, acabou entrando em uma que seria enviada de volta para a Amazon por seus tutores, Carrie Stevens e

Várias pessoas ficam feridas em estação de metrô de Londres

A estação de metrô de Hainault, no nordeste de Londres, Reino Unido, foi fechada pela polícia na manhã desta terça-feira, após um "incidente crítico" que resultou na detenção de um homem. A imprensa local relatou que várias pessoas foram esfaqueadas no local, conforme informou a Sky News. A estação de metrô de Hainault foi fechada