Verme é achado vivo e escondido por dois anos dentro do olho de mulher

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Um relato médico chocante publicado na revista JAMA Ophthalmology descreve a descoberta de um verme de 1,2 cm dentro do olho de uma mulher de 28 anos no Congo. Sem dor aparente, a paciente procurou atendimento médico para investigar um caroço que crescia em seu olho nos últimos dois anos. Durante o exame, os médicos notaram que o caroço se mexia, revelando a presença de um parasita vivo.

O diagnóstico oficial foi de pentastomíase, uma infecção ocular rara causada por um parasita que coloca seus ovos em cobras. A maioria das infecções humanas ocorre em regiões tropicais e subtropicais, e na África e Ásia, a doença é frequentemente causada por espécies do gênero Armillifer.

Notícias ao Minuto [Legenda]© Jama Network  

Esses parasitas dependem de cobras para completar seu ciclo de vida, depositando seus ovos nas vias respiratórias dos répteis. Os vermes podem ser transmitidos aos humanos através da ingestão de alimentos ou água contaminados com os ovos, ou pelo contato direto com cobras infectadas.

Embora a mulher relatasse nunca ter tocado ou consumido carne de cobra, ela frequentemente ingeria carne de crocodilo. Segundo os médicos, “nenhum caso de infecção ocular por Armillifer foi relatado em indivíduos que comem carne de crocodilo”, mas crocodilos também podem ser hospedeiros desses parasitas.

O estudo destaca que as infecções por Armillifer em humanos geralmente são assintomáticas e só são descobertas durante procedimentos cirúrgicos realizados por outros motivos. No entanto, em alguns casos, os parasitas podem causar complicações graves, como perfuração de órgãos, reações imunológicas severas e até a morte.

Para prevenir a infecção, os autores recomendam:

– Usar luvas ao lidar com répteis.
– Evitar o consumo indiscriminado de carne desses animais.
– Procurar um oftalmologista imediatamente se notar caroços persistentes perto dos olhos.

O tratamento da pentastomíase consiste na remoção cirúrgica dos parasitas.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Sánchez anuncia permanência no governo da Espanha após denúncias contra esposa

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, anunciou nesta segunda-feira (29) que ficará no cargo. Sua permanência à frente do governo do país europeu foi posta em xeque após sua esposa tornar-se alvo de investigações, e o próprio premiê havia sugerido que poderia vir a renunciar. Após a instauração da investigação

Rompimento de barragem deixa mais de 40 mortos no Quênia

Pelo menos 45 pessoas morreram no rompimento de uma barragem em uma cidade de Nairóbi, capital do Quênia, no momento em que o país enfrenta chuvas torrenciais e mantém as escolas fechadas. “Até o momento, recuperamos 45 corpos da tragédia. A equipe no local está sobrecarregada, mas as buscas prosseguem”, declarou por telefone à AFP

Protestos pró-Palestina em universidades dos EUA já registram mais de 800 presos

Mais de 800 manifestantes já foram presos nos protestos pró-Palestina que se espalham por universidades dos EUA desde 18 de abril. Além das prisões, estudantes enfrentam suspensões e, em episódios raros, expulsões de faculdades, com casos na Universidade de Yale, na Universidade do Sul da Califórnia, na Universidade Vanderbilt e na Universidade de Minnesota. Só