TAGS

ACB promove café da manhã para lideranças da Associação Mulheres do Mar para fomentar economia náutica

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A Associação Comercial da Bahia (ACB) promoveu na manhã desta segunda-feira (6) um café da manhã com as lideranças da Associação Mulheres do Mar (AMMAR) e empreendedoras de diversos segmentos para discutir o papel crescente das mulheres na náutica e no empreendedorismo brasileiro, especificamente na Amazônia Azul.

Rosema Maluf, vice-presidente da ACB, que conduziu a reunião, enfatizou a essencialidade do associativismo feminino como um pilar de sustentação para o avanço das mulheres no setor. Segundo Maluf, “o associativismo é fundamental para fortalecer a cultura de cooperação entre mulheres desde o nascimento. Gerar é gerir, e a gestão é um princípio básico que nos prepara para liderar”.

Durante a reunião, destacou-se a luta das mulheres por equidade, e não apenas por igualdade. “Não é uma luta contra os homens, mas uma luta por equidade e mudança de cultura que começa gradualmente mas é persistentemente necessária”, afirmou Agatha Wikis, presidente da AMMAR.

Os desafios enfrentados pelas mulheres, especialmente na solidão de empreender, foram um tema recorrente. As estatísticas revelam que 85% das decisões de compra em lares brasileiros são feitas por mulheres, ressaltando a influência econômica significativa que elas detêm. No entanto, a jornada empreendedora muitas vezes vem acompanhada de isolamento.

“A solidão invisível é uma realidade para muitas de nós, mas através do associativismo, encontramos força e apoio”, disse Agatha presidente da AMMAR. A importância de estabelecer laços de confiança e alinhar-se com pessoas de confiança foi enfatizada como um princípio inegociável para Rosema Maluf e outras líderes presentes.

A reunião também abordou a necessidade de reverberar a cultura do associativismo como uma fonte de humanismo e apoio num ambiente muitas vezes hostil para as mulheres. “Ao educarmos e empoderarmos economicamente umas às outras, causamos transformações significativas e duradouras dentro de nossos grupos e comunidades”, continuou Maluf.

As lideranças presentes falaram sobre a importância de acreditar nos próprios sonhos, reconhecer e potencializar pessoas muitas vezes invisibilizadas. “Nós colocamos essas pessoas para serem líderes de suas próprias vidas, num modelo de liderança horizontal que promove equidade e reconhecimento mútuo”, destacou a vice-presidente da ACB.

Finalizando, o evento reafirmou a necessidade urgente de continuar promovendo o feminismo dentro das organizações, lutando por equidade de forma que transforme a sociedade. “Como Leonardo da Vinci disse, tudo que está no plano material antes foi um sonho. Então, devemos sonhar, estruturar nossos sonhos e sentar ao lado da mesa decisora, participando ativamente das decisões que moldam nosso futuro”, concluiu Maluf, apelando para que as mulheres continuem a dançar, decidir e distribuir liderança de forma equitativa.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

PM apreende 5kg de cocaína em trecho de rodovia federal no oeste da Bahia

Dois homens foram presos por policiais militares da 86ª CIPM na madrugada desta quinta-feira (30) suspeitos de tráfico de drogas. Com eles foram encontrados 5kg de cocaína durante abordagem na BR-135, município de Formosa do Rio Preto, no oeste da Bahia.    Segundo a PM, os agentes realizavam patrulhamento na região, quando foram acionados para

Antonio Calloni é dispensado da Globo após 38 anos: “Perdeu o emprego”

O ator Antonio Calloni se despediu da Globo após 38 anos de emissora. Em um texto compartilhado nas redes sociais, o veterano de 62 anos, que estava no ar com a novela 'Renascer', dando vida ao personagem Belarmino, comunicou a saída.           Ver essa foto no Instagram        

Transporte irregular de madeira é flagrado pela PM em Oliveira do Brejinhos

Equipes da Cippa Lençóis interceptaram, na noite de quarta-feira (29), um caminhão com madeira na BR-324, nas imediações do município de Oliveira dos Brejinhos. Os pms realizavam ações de patrulhamento ambiental na localidade conhecida como Beira Rio, quando flagraram um caminhão transportando 31 metros cúbicos de lenha nativa.   O condutor do veículo não apresentou