TAGS

ACB promove café da manhã para lideranças da Associação Mulheres do Mar para fomentar economia náutica

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A Associação Comercial da Bahia (ACB) promoveu na manhã desta segunda-feira (6) um café da manhã com as lideranças da Associação Mulheres do Mar (AMMAR) e empreendedoras de diversos segmentos para discutir o papel crescente das mulheres na náutica e no empreendedorismo brasileiro, especificamente na Amazônia Azul.

Rosema Maluf, vice-presidente da ACB, que conduziu a reunião, enfatizou a essencialidade do associativismo feminino como um pilar de sustentação para o avanço das mulheres no setor. Segundo Maluf, “o associativismo é fundamental para fortalecer a cultura de cooperação entre mulheres desde o nascimento. Gerar é gerir, e a gestão é um princípio básico que nos prepara para liderar”.

Durante a reunião, destacou-se a luta das mulheres por equidade, e não apenas por igualdade. “Não é uma luta contra os homens, mas uma luta por equidade e mudança de cultura que começa gradualmente mas é persistentemente necessária”, afirmou Agatha Wikis, presidente da AMMAR.

Os desafios enfrentados pelas mulheres, especialmente na solidão de empreender, foram um tema recorrente. As estatísticas revelam que 85% das decisões de compra em lares brasileiros são feitas por mulheres, ressaltando a influência econômica significativa que elas detêm. No entanto, a jornada empreendedora muitas vezes vem acompanhada de isolamento.

“A solidão invisível é uma realidade para muitas de nós, mas através do associativismo, encontramos força e apoio”, disse Agatha presidente da AMMAR. A importância de estabelecer laços de confiança e alinhar-se com pessoas de confiança foi enfatizada como um princípio inegociável para Rosema Maluf e outras líderes presentes.

A reunião também abordou a necessidade de reverberar a cultura do associativismo como uma fonte de humanismo e apoio num ambiente muitas vezes hostil para as mulheres. “Ao educarmos e empoderarmos economicamente umas às outras, causamos transformações significativas e duradouras dentro de nossos grupos e comunidades”, continuou Maluf.

As lideranças presentes falaram sobre a importância de acreditar nos próprios sonhos, reconhecer e potencializar pessoas muitas vezes invisibilizadas. “Nós colocamos essas pessoas para serem líderes de suas próprias vidas, num modelo de liderança horizontal que promove equidade e reconhecimento mútuo”, destacou a vice-presidente da ACB.

Finalizando, o evento reafirmou a necessidade urgente de continuar promovendo o feminismo dentro das organizações, lutando por equidade de forma que transforme a sociedade. “Como Leonardo da Vinci disse, tudo que está no plano material antes foi um sonho. Então, devemos sonhar, estruturar nossos sonhos e sentar ao lado da mesa decisora, participando ativamente das decisões que moldam nosso futuro”, concluiu Maluf, apelando para que as mulheres continuem a dançar, decidir e distribuir liderança de forma equitativa.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Após denúncia de falta de “isonomia”, Agerba suspende edital de licitação para Catamarãs Salvador-Morro de SP

O edital de licitação nº 002/2024, que definirá qual empresa vai operar a linha marítima Salvador-Morro de São Paulo, no município de Cairu, está suspenso. A decisão partiu da Comissão Permanente de Licitação da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), que acatou o recurso da licitante

Caso Binho Galinha: Nova juíza sorteada para caso também declina de atuação; processo já teve duas desistências

Mais um juiz sorteado para atuar na apreciação do caso envolvendo o deputado estadual Binho Galinha (PRD) se declarou suspeito para julgar o processo. Desta vez, a juíza Ivonete de Sousa Araújo, apontou para razões de "foro íntimo" para não assumir a ação.    A decisão, protocolada na última sexta-feira (24), também dá ciência à

Pré-candidato à Prefeitura de Alagoinhas denuncia violência política

O ex-prefeito e pré-candidato Prefeitura de Alagoinhas, Paulo Cezar (União), denunciou, neste domingo (26), um ato de violência política sofrido por ele durante campeonato de futebol no município.    Segundo o candidato da oposição ao atual governo municipal, o agressor seria um homem  conhecido como Jai, suposto irmão da vereadora Juci Cardoso (PCdoB), apoiadora do