Argentina tem greve geral convocada contra ajuste fiscal de Milei

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: 2 minutos


000 34ra7we

O presidente da Argentina, Javier Milei, enfrenta nesta quinta-feira (9), a segunda greve geral convocada pelas classes trabalhadoras em protesto contra o ajuste fiscal radical promovido por seu governo. A paralisação afeta diversos setores, como transporte terrestre, marítimo, aéreo, instituições educacionais, financeiras e empresas em todo o país. A greve de 24 horas foi convocada pela Confederação Geral do Trabalho (CGT) e conta com o apoio de trabalhadores do Estado, saúde, turismo, estações ferroviárias de Buenos Aires, entre outros. A CGT acusa o governo de Milei de falta de diálogo social e implementação de um ajuste brutal que afeta principalmente os setores de baixa renda, classes médias assalariadas, aposentados e pensionistas. A Argentina enfrenta uma forte recessão econômica, com inflação próxima dos 290% ao ano. Apesar disso, o país registrou seu primeiro superávit fiscal desde 2008 no primeiro trimestre, após o ajuste fiscal promovido por Milei, que resultou em fechamento de órgãos do Estado, demissões, eliminação de subsídios, aumento de taxas de serviços públicos e queda nos salários e aposentadorias.

cta_logo_jp

A nova greve foi convocada após uma paralisação de 12 horas em janeiro, seguida por manifestações diárias contra o ajuste do governo. O maior protesto ocorreu em abril, com centenas de milhares de pessoas marchando em defesa da universidade pública, ameaçada pela falta de orçamento. A Presidência argentina estima que a greve afetará 6,6 milhões de pessoas, com cancelamento de quase 400 voos e prejuízo para 70 mil passageiros. Os sindicatos dos trabalhadores portuários de Rosário afirmam que “tudo vai parar”, enquanto pesquisas recentes mostram uma imagem positiva de Milei entre 45% e 50%, com apoio sólido apesar do que é descrito como “o maior ajuste na história da humanidade”.

Publicado por Heverton Nascimento

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Chefe de gabinete de Javier Milei renuncia na Argentina após dias de especulação

BUENOS AIRES ARGENTINA (FOLHAPRESS) - Após dias de especulação sobre conflitos internos, o chefe de gabinete do governo de Javier Milei na Argentina, Nicolás Posse, renunciou ao cargo na noite desta segunda-feira (27). Sua principal função era coordenar os trabalhos em conjunto dos ministérios. Em comunicado, a Casa Rosada disse brevemente que a saída de

‘Dia triste para os EUA’, diz Trump antes das alegações finais em seu julgamento

Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos declarou nesta terça-feira (28) que o processo penal no qual é réu “nunca deveria ter ocorrido” e descreveu esta terça-feira, o dia de alegações finais, como um “dia obscuro para os Estados Unidos”. “Hoje é um dia obscuro para os Estados Unidos. Este caso nunca deveria ter ocorrido”, afirmou

Bilionário dos EUA planeja viagem de submersível aos destroços do Titanic

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O investidor imobiliário e bilionário Larry Connor, dos Estados Unidos, disse que planeja ir ao local onde estão os destroços do Titanic para provar que a viagem é segura, mesmo após a implosão "catastrófica" do submersível Titan, da OceanGate, há quase um ano. Na ocasião, todos os cinco ocupantes morreram.