Calor impulsiona crescimento do consumo de energia em março, diz ONS

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O consumo de energia elétrica no Brasil cresceu 5,1% em março, em comparação ao mesmo período de 2023, de acordo com relatório do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) publicado nessa segunda-feira (6/5).

Esse aumento está relacionado com o registro de temperaturas mínimas e máximas acima da média histórica e a presença de uma onda de calor — à época, a terceira só em 2024 — em partes do centro-sul do país durante março.

Para o ONS, esses fatores “influenciaram positivamente no aumento da carga” no Brasil durante esse período.

O relatório reforça que o crescimento no consumo de energia está relacionado a “diferentes fatores”. Contudo, especificamente em março de 2024, o Operador Nacional do Sistema Elétrico destaca:

As temperaturas mínimas e máximas acima da média histórica no Nordeste e Norte A entrada de uma massa de ar quente na região Sudeste, Centro-Oeste e Sul, entre a segunda e terceira semana de março Março, o mês do calor De acordo com o Serviço Copernicus para as Alterações Climáticas (C3S), da União Europeia (UE), este março registrou recorde de temperaturas no planeta — tornando-se o mês mais quente entre todos os meses de março analisados na história.

Assim, a “bolha de calor” no Brasil impulsionou o crescimento do consumo de energia elétrica, pois para conter os efeitos das altas temperaturas as pessoas adotaram o uso de ventiladores e ar condicionado.

Segundo análise do ONS, ao comparar março de 2023 e março de 2024, o Nordeste (9,5%) apresentou maior incremento na carga de energia entre todas as regiões. Logo atrás vem o Norte (7,8%), Sudeste/Centro-Oeste (4,9%) e Sul (0,8%).

No recorte nacional, o ONS identificou uma expansão de 6,2% no consumo de energia nos últimos 12 meses. Esse indicador mostrou avanço na seguinte ordem: Norte (12,3%); Nordeste (7,5%); Sudeste/Centro-Oeste (5,8%) e Sul (3,3%).

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Salvador possui 30 praias improprias para banho no fim de semana; confira lista

O Instituto Do Meio Ambiente E Recursos Hídricos (Inema) divulgou, neste sábado (18), a lista das praias improprias para banho durante o final de semana, dias 18 e 19, em Salvador. Segundo o documento do órgão, 30 praias da capital baiana estão em más condições de balneabilidade.  O indice de balneabilidade é medido pela densidades de

Jennifer Lopez e Ben Affleck ‘flagrados’ juntos após rumores de divórcio

Jennifer Lopez e Ben Affleck foram vistos juntos pela primeira vez em mais de um mês. Segundo o Entertainment Tonight, a cantora foi assistir a um espetáculo dos filhos do ator, no qual Jennifer Garner, mãe das crianças, também esteve presente.  As imagens colocam desta forma em causa os rumores de um possível divórcio.  Um

Cineasta Toni Venturi, de A Comédia Divina, morre aos 68 anos

O cineasta Toni Venturi morreu, nesse sábado (18/5), aos 68 anos. De acordo com as informações divulgadas pela família do realizador, ele faleceu após passar mal enquanto nadava em uma praia no litoral de São Paulo. A informação da morte foi confirmada pela esposa do cineasta, a atriz Débora Duboc. A família estava em São