TAGS

Cinco empresas são aprovadas em primeira análise da Sesab para administrar Hospital Metropolitano

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A definição acerca de qual organização ficará responsável pela administração do Hospital Metropolitano, que fica em de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), deu um passo importante na última quarta-feira (1º). Das sete empresas que foram habilitadas para concorrerem à gestão do hospital, cinco foram aprovadas pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), de acordo com o Diário Oficial do Estado (DOE).

 

LEIA TAMBÉM:

Sesab estuda adotar PPP no Hospital Metropolitano para deixar contratos emergenciais

 

A habilitação se deu por conta das organizações seguirem os termos e requisitos do edital lançado em julho do ano passado pela Sesab, e que prevê um contrato de doze meses (período mínimo) a cinco anos (período máximo). Nesta nova etapa de triagem, a Sesab avaliou as propostas técnicas, financeiras, além dos atestados de capacidade gerencial das entidades habilitadas anteriormente.

 

Com 56,90 pontos, a Santa Casa de Misericórdia de Ruy Barbosa (SCMRB) recebeu a maior nota dentre as cinco organizações, ficando à frente, inclusive, de instituições que já geriram o Hospital. O Instituto Nacional de Amparo à Pesquisa, Tecnologia e Inovação à Saúde (INTS), que geriu a unidade de saúde de forma emergencial e temporária até o mês de dezembro do ano passado, vem logo em seguida tendo pontuado 56,20 na avaliação da Sesab.

 

O INTS havia assumido a administração do Hospital Metropolitano em maio, após a Associação Obras Assistenciais Irmã Dulce (Osid) encerrar o contrato. A Osid tirou nota 55,60 na avaliação da Sesab, ficando na terceira posição. Além destes, a Associação de Proteção à Maternidade e Infância de Ubaíra – S3 Gestão em Saúde – e a Associação Brasileira de Entidades de Assistência Social (Abeas), ficaram na quarta e quinta posições, respectivamente, com nota 55,60 e 51,90 pontos.

 

Já a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Bernardo do Campo (SCMSBC) e o Instituto de Desenvolvimento e Assistência à Saúde (IDEAS) não atingiram as competências mínimas nos critérios estabelecidos pela Sesab e foram desclassificados da disputa.

 

De acordo com a Sesab, a próxima etapa agora será abrir um período para a apresentação de recursos por parte das empresas/organizações. “Após o julgamento dos recursos, se houver, há a homologação do resultado final. A gestão será feita por organização social”, informou a pasta.

 

OUTRAS LICITAÇÕES 

A novela sobre a gestão do Hospital Metropolitana se arrasta há algum tempo e o atual processo licitatório é mais uma das tentativas da Sesab em encontrar a organização para gerir de forma oficial a unidade de saúde.

 

Desde abril de 2021 foi iniciada uma tentativa de conceder a administração para a iniciativa privada, quando o Governo do Estado publicou um edital que projetava a implantação, gestão, operação e ampliação do Metropolitano por vinte anos, porém nenhuma empresa apresentou interesse no serviço. Depois desta ocasião, mais três tentativas ainda chegaram a ser feitas, mas também não tiveram sucesso.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Em Bom Jesus da Lapa, Bombeiros combatem incêndio em vegetação

Uma equipe de Bombeiros, do 20º Batalhão de Bombeiro Militar, combateu o incêndio que atingiu uma área de vegetação no bairro Mirante da Lapa, em Bom Jesus da Lapa, no oeste baiano, na última quarta-feira (29).   A atuação para o combate ao fogo começou um pouco depois das 12h, após um pedido de ajuda

VÍDEO: Davi Brito, campeão do BBB 24, assume “cargo” em secretaria do Governo da Bahia

O ex-BBB Davi Brito foi selecionado como garoto propaganda para um dos principais programas da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural da Bahia. Ele representará o projeto 'Bahia Sem Fome', um Programa Estadual de Combate à Fome do Governo da Bahia, com o objetivo de assegurar o acesso básico à alimentação para pessoas em situação de

PM apreende 5kg de cocaína em trecho de rodovia federal no oeste da Bahia

Dois homens foram presos por policiais militares da 86ª CIPM na madrugada desta quinta-feira (30) suspeitos de tráfico de drogas. Com eles foram encontrados 5kg de cocaína durante abordagem na BR-135, município de Formosa do Rio Preto, no oeste da Bahia.    Segundo a PM, os agentes realizavam patrulhamento na região, quando foram acionados para