Com epidemia de dengue, Hemocentro do DF opera com apenas 60% do ideal

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Desde o início do ano, o volume de doações de sangue vem diminuindo, e a Fundação Hemocentro de Brasília está operando com apenas 60% da capacidade ideal para atender às necessidades da rede pública de saúde do Distrito Federal e hospitais parceiros. Além de apresentar somente 42% da capacidade do estoque estratégico.

Enquanto isso, a demanda por transfusões tem aumentado, especialmente devido à epidemia de dengue. O Distrito Federal registrou 290 mortes pela doença e mais de 239,6 mil casos prováveis só em 2024, segundo o Ministério da Saúde.

Só para ter uma ideia, em fevereiro, foram feitas 3.101 transfusões de plaquetas, sendo cerca de 30% delas destinadas a pacientes com dengue.

A doença afeta também a parte da doação, pois, mesmo em casos leves, a dengue impede que a população possa ser doadora.

Outro fator que aumenta a urgência das doações é que as plaquetas, que são um dos hemocomponentes obtidos, têm validade de apenas cinco dias.

Atualmente, o Hemocentro recebe uma média de 127 doações de sangue por dia enquanto o ideal seria coletar 180 bolsas diariamente para manter o estoque em níveis seguros.

O Hemocentro necessita de doações para todos os tipos sanguíneos, mas os estoques de sangue dos grupos O+, O- e AB- estão particularmente baixos. É muito importante que a população doe sangue para salvar vidas, pois qualquer um pode precisar, inclusive alguém que amamos.

Como Doar Desde março, não é mais necessário agendar doações de sangue no período da tarde. Assim, os doadores podem se dirigir diretamente à unidade hospitalar entre 14h e 18h.

Contudo, nos horários da parte da manhã, a partir das 7h15, de segunda a sábado, ainda é necessário o agendamento, que pode ser feito pelo site agenda.df.gov.br ou pelos telefones 160 opção 2 ou 0800 644 0160.

A Fundação Hemocentro de Brasília fica no Setor Médico Hospitalar Norte. Porém, pensando na população fora do Plano Piloto, o espaço também disponibilizará uma unidade móvel de coleta. A primeira ação será em Águas Claras, no dia 7 de maio.

Quem pode doar Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar em boa condição de saúde, além de bem alimentado e hidratado.

Recomenda-se que aqueles que passaram por cirurgia, exame endoscópico ou tiveram doenças recentemente consultem o site do Hemocentro para verificar sua elegibilidade.

No caso de dengue, é necessário esperar 30 dias após o desaparecimento dos sintomas antes de doar sangue. Para casos de dengue hemorrágica, o período de espera é de seis meses. Se houve contato sexual com pessoas que tiveram dengue nos últimos 30 dias, é necessário aguardar 30 dias desde a última relação.

Pessoas com gripe devem esperar 15 dias após o término dos sintomas para doar sangue.

Para aqueles que tiveram Covid-19, é necessário esperar 10 dias após o fim dos sintomas, desde que não haja sequelas. Se a infecção foi assintomática, o período de espera é contado a partir da data do exame.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Fisiculturista é preso por agredir a companheira e mentir no hospital

Um fisiculturista foi preso na sexta-feira (17/5), em Aparecida de Goiânia (GO), por tentativa de feminicídio. Ele levou a companheira a um hospital e afirmou que ela havia sofrido uma queda em casa. Os profissionais de saúde notaram a incompatibilidade das lesões na vítima e do relato do homem, e o denunciaram à Delegacia Especial

Juíza que mandou prender jornalista pernambucano vai responder por ‘abuso de autoridade’

A juíza Andrea Calado da Cruz, da 11ª Vara Criminal de Recife, foi denunciada pelo Ministério Público de Pernambuco por "abuso de autoridade" por ter mandado prender, no fim de abril, o jornalista Ricardo Antunes. De acordo com o colunista do jornal O Globo, Lauro Jardim, a denúncia foi formulada a partir de uma representação

Motorista roubado persegue e bate Lamborghini em moto de ladrão na Faria Lima

Um motorista que dirigia uma Lamborghini pela Avenida Brigadeiro Faria Lima, na zona oeste de São Paulo, bateu o veículo contra um homem que teria acabado de roubar seu relógio e tentava fugir de moto, uma Honda Twister. Para o Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias, a Polícia Militar, após o acidente, o suspeito fugiu a