Embaixada de Portugal celebra 50 anos da Revolução dos Cravos

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: 4 minutos

A Embaixada de Portugal no Brasil celebrou os 50 anos da Revolução dos Cravos, que deu fim à ditadura no país, com a exposição Arte no Jardim, inaugurada na última terça-feira (7/5). Em um elegante coquetel, o embaixador Luís Faro Ramos apresentou aos ilustres convidados a mostra que reúne obras de arte contemporânea nos jardins da Embaixada de Portugal, em Brasília. Entre os invitados, estava a ministra da Cultura, Margareth Menezes. 

A seleção de arte foi realizada pelos curadores Benjamin Weil, diretor do Centro de Arte Moderna Gulbenkian de Lisboa (CAM), e Marcelo Gonczarowska Jorge, representante do Museu de Arte de Brasília (MAB). Eles escolheram esculturas, montagens e obras literárias de 11 artistas portugueses e brasileiros. As peças serão expostas ao público dos dias 9 de maio a 17 de outubro, mediante agendamento.

Marcelo Jorge e Benjamin Weil Fatos da revolução A partir das obras escolhidas, Benjamin Weil e Marcelo Gonczarowska Jorge estabeleceram uma narrativa singular, que detalha a Revolução dos Cravos a partir do desenrolar do movimento, fugindo do conceito de uma exposição documental.

“Começamos falando das causas da revolução, depois do desenrolar e, por último, trazemos a instalação dos resultados da Revolução do Cravos. Na verdade, as obras não retratam os episódios que aconteceram durante o movimento, mas, sim, remetem aos fatos, as questões, aos valores que marcaram a história e deram fim à ditadura”, explica Marcelo Gonczarowska Jorge.

Ainda segundo o curador, a exemplo da linha editorial baseada nos fatos da revolução, um dos destaques da exposição é o trabalho de Paulo de Paula, que mostra a participação do povo português na queda da ditadura.

Paulo de Paula, artista responsável pela instalação Guardiões “Apesar da revolução ter sido um um movimento liderado por militares, ela também contou com a partição da população, que saiu para rua mesmo quando a ordem era de ficar em casa. A teimosia dos portugueses foi o que deu o nome da revolução, uma vez que as pessoas que saiam para se manifestar entregavam flores de cravos aos soldados que se dispuseram a derrubar a ditadura”, explica. 

Exposição Arte no Jardim A vernissage da exposição contou com a presença de figuras importantes como a ministra da Cultura, Margareth Menezes; o embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos; o CEO da EDP Brasil, João Marques da Cruz, além de embaixadores, autoridades do Governo Federal e convidados. 

Marcelo Jorge; ministra da Cultura, Margareth Menezes; e Luis Faro Ramos, embaixador de Portugal Em entrevista à coluna Claudia Meireles, o embaixador de Cabo Verde no Brasil, José Pedro de Oliveira, destacou a importância da exposição para a preservação cultural e relembrou sua participação na luta contra a ditadura portuguesa.

“À época, eu era estudante universitário em Lisboa e estava no centro da revolução, próximo ao Largo do Carmo. Foi um dos dias mais emocionante e mais emotivos de toda a minha vida. Rever a história nessa exposição é uma sorte que só o investimento na cultura oferece. Se a humanidade tivesse juízo, grande parte dos orçamentos gerais dos estados seria para essa área, porque, na minha opinião, a cultura é o que promove a paz”, comenta.

Música, arte e cultura Além de conhecer a exposição, os convidados desfrutaram da apresentação do cantor português Dino d’Santiago e da participação especial do grupo de capoeira Formigueiro de Angola. À coluna, o cantor Dino d’Santiago falou sobre a honra em participar do evento e, por meio da música, celebrar a liberdade alcançada após 50 anos da revolução.

Claudia Meireles e Dino d’Santiago  “De repente estamos aqui, 50 anos depois, cantando os ritmos censurados que tratavam sobre a revolta do povo de Cabo Verde, em relação ao que acontecia ainda durante um período colonial. Ter a chance de poder ressignificar a história e cantar para a embaixada é como realizar o sonho dos meus ancestrais”, celebra. 

Confira os cliques de Wey Alves:

Alexandra Pinho, Marcelo Jorge; ministra da Cultura, Margareth Menezes; e o embaixador de Portugal, Luis Faro Ramos Maria Porto Carrero, Elga Carvalho, Antônio Aversa e Alexandra Costa Claudia Meireles e Luis Faro Ramos, embaixador de Portugal João Marques da Cruz; Luis Faro Ramos, embaixador de Portugal; a ministra da Cultura, Margareth Menezes; Benjamin Weil, Marcelo Jorge e Alexandra Pinho Maria Luiza Morandini João Marques da Cruz, Luis Faro Ramos, embaixador de Portugal e a ministra da Cultura, Margareth Menezes Curadores da exposição com alguns integrantes da EDP Marcio Carvalho e Benjamin Weil Elisa Mattos, Jonathas Joba e Guily Machovec Pedro Gandra Renata Zuquim, Rai Carvalho e Savio Zuquim Luis Faro Ramos, embaixador de Portugal Secretário de Relações Internacionais, Pacco Britto e Claudia Meireles Antonio Aversa e Katia Turra Ministra da Cultura, Margareth Menezes Christus Nobrega e Sara Seilert Cantor Dino d’Santiago Janine Daher, Gero Tavares e Iolanda Carvalho Jose Simões, Paulo Nicolau, Suzane Paes de Vasconcelos, Afonso Simões e Margarida Simões Embaixador de Portugal; Luis Faro Ramos; Dino d’Santiago; ministra da Cultura, Margareth Menezes; e José Pedro de Oliveira, embaixador de Cabo Verde Embaixador do Japão, Hayashi Teiji; com o embaixador de Israel, Daniel Zonshine Claudia Meireles, Marcelo Jorge, Marcio Carvalho e Benjamin Weil Rosiene, Regimara e Renata Santos Embaixador de Cabo Verde, José Pedro de Oliveira; Alexandra Pinho; Dino d’Santiago; Benajmin Weil; e Pedro Teles Maria Del Mar Fernandez-Palacios, embaixadora da Espanha; Peter Claes, embaixador da Bélgica; e Alexandra Costa Luiza Vaz Caio Silva e Geraldo Fernandes Marcelo Jorge e Sara Seilert Liz Lobo e Gê Coimbra Renato Acha Grupo de capoeira Formigueiro de Angola O embaixador de Cabo Verde, José Pedro de Oliveira e Dino d’Santiago Serviço 

Arte no Jardim

De 9 de maio a 17 de outubro. Entrada franca. Visitação às quintas e sextas, das 11h30 às 16h30; e os primeiros sábados de cada mês, das 11h30 às 16h30. Mais informações no e-mail [email protected] e no perfil do Instagram

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Funkeiro oferece R$ 10 mil de recompensa por informações sobre bandidos que invadiram sua casa

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - O funkeiro MC Junior PK tem 1, 2 milhão de seguidores no Instagram e nesta segunda-feira (27), ele contou ter sido mais uma vítima da violência. O cantor disse que teve a sua casa invadida por dois homens no último sábado (25), no bairro Arvoredo, em Contagem, na região

Cobrador formado em medicina ganha festa de Tatá Werneck e influencer

O ex-cobrador de ônibus Gilberto Arruda, 49 anos, recém-formado em medicina pela Universidade de Brasília (UnB), terá mais um evento especial para celebrar a tão sonhada graduação. Sem condições financeiras de pagar pela festa de formatura, que custa mais de R$ 20 mil, a história do médico chegou até a atriz e apresentadora Tatá Werneck

Mariah Carey anuncia show em São Paulo; veja como comprar ingressos

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A cantora Maria Carey fará um show em São Paulo neste ano, no dia 20 de setembro, no Allianz Parque. O show foi confirmado pela produtora 30e, que trará a artista para o Brasil em seu único show solo -a outra apresentação acontecerá no dia 22 de setembro, na edição