TAGS

Fachin pede para que recurso de desembargadora alvo da Faroeste seja julgado de forma presencial

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

O recurso (agravo regimental) interposto pela desembargadora Lígia Maria Ramos Cunha Lima, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), no Supremo Tribunal Federal (STF) contra decisão que negou seguimento ao habeas corpus para seu retorno ao cargo na Corte deverá ser julgado em plenário, de maneira presencial. A magistrada, alvo da Operação Faroeste, está afastada do TJ-BA desde dezembro de 2020.

 

Isso porque o ministro Edson Fachin, que é relator da ação, pediu destaque na sessão virtual iniciada no dia 26 de abril e encerrada nesta segunda-feira (6). O pedido de destaque significa dizer que Fachin solicitou que o julgamento do processo seja interrompido, retirado do plenário virtual e encaminhado para julgamento em ambiente físico. O recurso é analisado pela 2ª Turma do STF.

 

Feito o destaque, portanto, o julgamento é reiniciado e os votos dados até registrados até então são desconsiderados, sendo necessária uma nova fundamentação por parte dos ministros. 

 

VOTAÇÃO

Fachin havia votado, na sessão virtual realizada entre 1º e 11 de dezembro de 2023, pela negação do recurso e manteve a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) pelo afastamento de Lígia Maria Ramos Cunha Lima. O ministro relator pontuou que o acórdão questionado “está devidamente fundamentado”, com a devida indicação dos elementos que “conduziram à convicção da necessidade de imposição e de continuidade das medidas cautelares diversas da prisão”.  

 

O ministro Dias Toffoli tinha divergido de Fachin e opinou pela suspensão do julgamento para a realização de diligências. Os outros integrantes da 2ª Turma, ministros André Mendonça, Gilmar Mendes e Nunes Marques, não declararam votos. 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Juazeirense e Jacuipense perdem e caem na tabela de classificação da Série D do Brasileiro

O sábado (18) não foi bom para Juazeirense e Jacuipense. A dupla baiana foi derrotada na quarta rodada da Série D do Campeonato Brasileiro e despencou na tabela de classificação do Grupo A4.   O Cancão de Fogo foi o primeiro a jogar em campo. Jogando em casa, no Estádio Adauto Moraes, o time de

Acusado de latrocínio em Feira de Santana é preso na capital baiana

Um homem acusado de latrocínio, roubo seguido de morte, foi preso temporariamente, nesta sexta-feira (17), em Salvador. Segundo informações da Polícia, o crime teria ocorrido em janeiro deste ano, no bairro de Sobradinho, em Feira de Santana.   Na ocasião do crime, Aldair Santos Costa, 17 anos, estava em um estabelecimento comercial da sua família

Greve de ônibus na RMS inicia nesta sexta-feira

Os rodoviários da empresa Avanço Transportes entraram oficialmente em greve por tempo indeterminado, a partir desta sexta-feira (17). Os trabalhadores e dependentes do transporte coletivo sentirão os impactos em seis cidades da Região Metropolitana de Salvador, sendo elas, Madre de Deus, Candeias, Camaçari, São Francisco do Conde, Simões Filho e Santo Amaro.   A greve