Governo brasileiro repudia ataque israelense à cidade de Rafah

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: < 1 minuto


rafah gaza

O governo brasileiro informou por meio de uma nota à imprensa nesta segunda-feira (6) que condena o início de operação das forças armadas de Israel contra a cidade de Rafah, na Faixa de Gaza. “Ao optar, com essa ação militar, por deliberadamente intensificar o conflito em área sabidamente de alta concentração da população civil de Gaza neste momento, o governo israelense, mostra, novamente, descaso pela observância aos princípios básicos dos direitos humanos e do direito humanitário, a despeito dos apelos da comunidade internacional, inclusive de seus aliados mais próximos”, disse o Itamaraty. Segundo o comunicado, a operação pode comprometer esforços de mediação e diálogo em curso.

A nota afirma, ainda, que o “Brasil reitera às instâncias de governança global responsáveis pela preservação da paz e da segurança mundial, em particular ao Conselho de Segurança das Nações Unidas, o pleito de que sejam superados a indiferença e o imobilismo que têm permitido o aprofundamento da catástrofe humanitária na Faixa de Gaza”.

“Ao exortar todas as partes à interrupção imediata da violência e ao engajamento em conversações que propiciem cessar-fogo e libertação dos reféns, o Brasil reafirma seu compromisso com a solução de dois Estados, com base nas fronteiras de 1967, única via capaz de oferecer paz duradoura para os povos de Israel e da Palestina, assim como para a região do Oriente Médio”, conclui o Ministério das Relações Exteriores.

 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Voo para EUA enfrenta problema e piloto avisa que avião cairá no mar

Um Airbus A321 da companhia aérea americana Spirit Airlines foi obrigado a fazer um pouso de emergência no aeroporto de Montenegro Bay, na Jamaica, no último domingo (26), de onde tinha decolado cerca de 20 minutos antes, em direção à Florida, Estados Unidos. Uma passageira filmou os momentos de pânico que viveram a bordo antes

Mãe mata filha diabética de 4 anos ao alimentá-la à base de refrigerantes

Uma mulher norte-americana, de 41 anos, foi condenada a quase uma década de prisão, no Ohio, por ter provocado a morte da filha diabética, de quatro anos, ao alimentá-la à base de refrigerantes. De acordo com os jornais norte-americanos, Tamara Banks começou a dar refrigerantes à filha, Karmity Hoeb, quando ela ainda era uma bebê.

Espanha oficializa reconhecimento da Palestina como Estado

O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, oficializou em comunicado nesta terça-feira (28), o reconhecimento do Estado da Palestina  incluindo a Faixa de Gaza e a Cisjordânia, unificado sob a Autoridade Nacional Palestina, com Jerusalém Oriental como sua capital. O premiê descreveu a decisão como histórica e afirmou que não reconhecerá mudanças nas fronteiras palestinas depois de