James Webb encontra planeta rochoso fora do Sistema Solar com atmosfera

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

O Telescópio Espacial James Webb tem proporcionado uma série de novas e impressionantes imagens do Universo, permitindo também uma maior compreensão das galáxias próximas ao Sistema Solar.

Um recente estudo publicado na revista Nature revela que cientistas, utilizando o James Webb, detectaram o que pode ser o primeiro exoplaneta rochoso com atmosfera fora do nosso Sistema Solar.

Esse exoplaneta, chamado 55 Cancri, está localizado a 2,2 milhões de quilômetros de distância da estrela ao redor da qual orbita, tornando altamente improvável a existência de vida em sua superfície.

A pesquisa observou que o lado do planeta voltado para a estrela apresenta uma temperatura mais baixa do que o esperado, levando os cientistas a teorizarem que isso pode ser resultado da presença de uma atmosfera que transfere calor. Quanto à origem dessa atmosfera, o estudo sugere que ela pode ser composta por gases liberados do interior do planeta.

“É possível que a atmosfera primária tenha sido perdida devido às altas temperaturas e radiação intensa da estrela. Esta atmosfera secundária pode estar sendo continuamente reabastecida pelo oceano de magma. O magma não consiste apenas em cristais e rocha líquida; também contém uma grande quantidade de gás dissolvido”, afirmou Aaron Bello-Arufe, um dos autores do estudo do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA.

Leia Também: James Webb capta imagens de galáxia que é ‘berçário’ de estrelas

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Rede social X vai mudar a forma como funcionam os ‘likes’

A empresa responsável pela rede social X (ex-Twitter) tomou a decisão de tornar privada a informação de ‘likes’. Significa isto que os usuários poderão ver as publicações onde colocaram ‘like’, mas que outras pessoas não terão essa capacidade. Um dos engenheiros do X explicou a decisão numa publicação compartilhada na própria rede social, indicando que

OpenAI diz que não teve intenções de copiar voz de Scarlett Johansson

A OpenAI compartilhou uma publicação no seu blogue oficial onde tenta explicar toda a confusão e polêmica em torno da voz do ‘chatbot’ Sky na app do ChatGPT - voz esta que muitos consideraram ser semelhante à de Scarlett Johansson. O incômodo foi tal que até a atriz veio a público pronunciar-se sobre o assunto.

TikTok cria regras para limitar alcance de contas governamentais em outros países

O TikTok está estabelecendo novas regras para limitar o alcance de contas de Estado que tentam exercer influência em outros países durante períodos eleitorais. A empresa, que passou a identificar de forma especial perfis ligados a órgãos de Estado há dois anos, anunciou, em comunicado, que as contas identificadas que tentam "alcançar comunidades fora de