James Webb encontra planeta rochoso fora do Sistema Solar com atmosfera

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

O Telescópio Espacial James Webb tem proporcionado uma série de novas e impressionantes imagens do Universo, permitindo também uma maior compreensão das galáxias próximas ao Sistema Solar.

Um recente estudo publicado na revista Nature revela que cientistas, utilizando o James Webb, detectaram o que pode ser o primeiro exoplaneta rochoso com atmosfera fora do nosso Sistema Solar.

Esse exoplaneta, chamado 55 Cancri, está localizado a 2,2 milhões de quilômetros de distância da estrela ao redor da qual orbita, tornando altamente improvável a existência de vida em sua superfície.

A pesquisa observou que o lado do planeta voltado para a estrela apresenta uma temperatura mais baixa do que o esperado, levando os cientistas a teorizarem que isso pode ser resultado da presença de uma atmosfera que transfere calor. Quanto à origem dessa atmosfera, o estudo sugere que ela pode ser composta por gases liberados do interior do planeta.

“É possível que a atmosfera primária tenha sido perdida devido às altas temperaturas e radiação intensa da estrela. Esta atmosfera secundária pode estar sendo continuamente reabastecida pelo oceano de magma. O magma não consiste apenas em cristais e rocha líquida; também contém uma grande quantidade de gás dissolvido”, afirmou Aaron Bello-Arufe, um dos autores do estudo do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA.

Leia Também: James Webb capta imagens de galáxia que é ‘berçário’ de estrelas

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Blue Origin faz 1º voo suborbital com 6 tripulantes após falha de motor em 2022

Depois de quase dois anos, a Blue Origin, empresa de foguetes do bilionário Jeff Bezos, realizou o primeiro voo tripulado desde que a empresa sofreu uma falha de motor em setembro de 2022. Carregando seis tripulantes, a nave New Shepard foi lançada do oeste do Texas e realizou uma viagem ao espaço em uma viagem

Saiba o que a cor diz sobre o meteoro que iluminou os céus de Portugal

A noite de sábado (18) ficou marcada pela passagem de um meteoro pelos céus de Portugal - um fenômeno que iluminou o céu noturno e surpreendeu todos os que o presenciaram. Os vídeos sobre a passagem desta ‘bola de fogo’ foram compartilhados durante o resto do fim de semana e, entre os detalhes que mais

Clarão ilumina o céu de Portugal e intriga internautas

Um clarão iluminou os céus por todo o território português, ao início da noite deste sábado. O fenômeno, ainda sem explicação oficial, foi avistado em vários locais, como nas cidades de Lisboa, Porto, Vila Real e Leiria. O momento provocou um rasto de luz nos céus de cor azul e verde, segundo vários relatos compartilhados