Justiça ordena indenização de mais de R$ 20 mil a família de trabalhador morto eletrocutado em fazenda na Bahia

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

A 1ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA) condenou o proprietário da fazenda Tropical a indenizar a família de um trabalhador que morreu devido a uma descarga elétrica enquanto realizava a poda de uma árvore na propriedade. A decisão, que mantém sentença do 1º Grau, fixou o valor da indenização à viúva e aos cinco filhos em R$ 20.900,00 por membro familiar. 

 

A determinação também estabeleceu pagamento de danos materiais, na forma de pensão mensal, no valor de um salário mínimo, até a época em que o falecido completaria 73 anos de idade. Ainda cabe recurso contra a decisão.

 

A relatora do acórdão, desembargadora Luíza Lomba, ressalta que, com base nas provas juntadas nos autos, não há dúvida de que a vítima foi contratada pelo proprietário da fazenda para realizar serviços braçais, especificamente a poda de árvores, na propriedade do réu. 

 

“Identificada a prestação de serviços, verifica-se a ausência nos autos de qualquer elemento que indique que o trabalhador tenha recebido treinamento ou que estivesse utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados, o que evidencia a omissão da empregada em relação às normas básicas de segurança do Trabalho”, afirmou a magistrada.

 

Na sua decisão, a desembargadora explica que para reconhecer a responsabilidade civil do empregador e seu dever de indenizar em casos de acidente de trabalho, é necessário que três elementos estejam presentes: o evento danoso (acidente ou doença ocupacional), o nexo causal entre este e as atividades laborais do trabalhador, e a culpa do empregador. “No caso concreto, com esses três elementos presentes, o dano moral decorrente do acidente de trabalho é presumido, especialmente no caso de morte do trabalhador, tornando desnecessária a produção de prova das consequências causadas”, conclui. 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Irlanda, Espanha e Noruega reconhecem Palestina; Israel responde

A solução dos dois Estados deu mais um passo, mesmo que forçado, depois que Irlanda, Espanha e Noruega anunciaram que vão reconhecer formalmente o Estado da Palestina. Imediatamente, porém, Israel, contra esse reconhecimento, chamou os embaixadores de Dublin e Oslo. Os anúncios vieram na manhã desta quarta-feira (22/5) e vão sair do papel no dia

Justiça suspende provisoriamente reintegração de posse que desabrigaria 350 famílias em Lauro de Freitas

Cerca de 350 famílias socioeconomicamente vulneráveis que vivem no bairro Vida Nova, em Lauro de Freitas, têm nova chance de resolver o conflito fundiário que se arrasta há anos na Justiça contra uma empreiteira imobiliária. A Defensoria Pública da Bahia (DP-BA), por meio da sua unidade em Brasília, solicitou providências ao Conselho Nacional de Justiça

Reino Unido: órgão avalia denunciar policial que matou brasiliense

Um policial britânico é investigado criminalmente por causar a morte do brasiliense Cristopher de Carvalho Guedes, aos 26 anos. O jovem foi atropelado por uma viatura, em outubro de 2023, na cidade de Londres. O Independent Office for Police Conduct (IOPC), escritório independente que apura a conduta de policiais, concluiu o inquérito neste mês e