Lançamento do foguete Starliner da Boeing é adiado

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O lançamento do foguete Starliner da Boeing, destinado a transportar astronautas da NASA para a Estação Espacial Internacional (ISS), pela primeira vez, foi adiado devido a um problema técnico.

Cerca de duas horas antes do horário previsto para o lançamento na segunda-feira, a agência espacial norte-americana identificou uma anomalia em uma válvula do foguete Atlas V, anunciou o fabricante do foguete, o grupo ULA.

“A segurança é a principal prioridade da NASA”, afirmou o diretor da agência espacial norte-americana, Bill Nelson. O lançamento ocorrerá assim que tudo estiver pronto, escreveu ele na rede social X (antigo Twitter).

Uma nova tentativa de lançamento pode acontecer hoje, sexta-feira ou sábado, mas ainda não foi definida uma nova data.

A Boeing tem grande expectativa com esta última missão de teste, que deve permitir que se junte ao seleto grupo de espaçonaves que transportam astronautas.

A gigante aeroespacial precisa demonstrar que a nave é segura antes de iniciar missões regulares para a ISS, quatro anos após a SpaceX.

A cápsula Dragon da SpaceX entrou para essa lista em 2020, sucedendo aos programas lendários Mercury, Gemini, Apollo e aos ônibus espaciais.

Após o fim do programa dos ônibus espaciais em 2011, os astronautas da NASA tiveram que viajar a bordo da nave espacial russa Soyuz.

Para acabar com essa dependência, em 2014, a agência espacial norte-americana assinou contratos no valor de 4,2 bilhões de dólares (3,9 bilhões de euros) com a Boeing e 2,6 bilhões de dólares (2,42 bilhões de euros) com a SpaceX para desenvolver novas naves espaciais.

Quando o Starliner estiver operacional, a NASA espera alternar entre voos da SpaceX e da Boeing para levar os astronautas à ISS.

Após a desativação da ISS em 2030, as duas naves poderão ser usadas para transportar pessoas para futuras estações espaciais privadas, que várias empresas norte-americanas já estão planejando construir.

Leia Também: Após SpaceX, Boeing tenta ser a 2ª empresa do mundo a levar astronautas à órbita

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

‘Stellar Blade’ acaba de ganhar novo modo e visuais extras

O mais recente jogo exclusivo do PlayStation 5, ‘Stellar Blade’, acaba de receber uma nova atualização que, além de adicionar alguns novos modos de jogo, também oferece mais visuais extra para a protagonista Eve. O grande destaque vai para o modo Boss Challenge, que permite aos jogadores enfrentar os 19 ‘chefões’ do jogo seguidos para

WhatsApp tem novidade para quem compartilha atualizações com amigos

O WhatsApp lançou uma nova funcionalidade em seu app de mensagens e que dá aos usuários a capacidade de gravar status com até um minuto de duração. Os usuários já podiam gravar vídeos com até um minuto de duração e compartilhá-los nos Status, com a mesma opção agora disponível para Status apenas com voz. Esta

Quem é o homem tetraplégico que recebeu o 1º implante cerebral da Neuralink

No começo deste ano, a startup Neuralink, fundada por Elon Musk para desenvolver uma maneira de permitir que pessoas usem o cérebro para controlar computadores, conseguiu realizar com sucesso o primeiro implante de um chip cerebral em um paciente humano: o americano Noland Arbaugh, 30, tetraplégico desde 2016. Em maio, ele teve de retirar o