Marta Rodrigues quer pontos de ônibus com painéis digitais para chamadas de vídeo em tempo real

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A vereadora Marta Rodrigues (PT) apresentou na Câmara Municipal de Salvador um projeto de lei que determina a implantação do programa ‘Abrigo Amigo’ , que consiste em assistência e companhia a pessoas que aguardam transporte público nos pontos de ônibus por meio de painéis digitais equipados com câmeras, microfones e conexões à internet para possíveis chamadas de vídeo. 

 

Implementado em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, o programa proposto para Salvador deve priorizar o período noturno, das 20h às 5h, visando garantir a segurança e o bem-estar dos cidadãos, principalmente das mulheres, as mais vulneráveis em locais vazios e isolados.  Conforme o PLE 83/2024, o Abrigo Amigo consiste na interação em tempo real entre usuários e atendentes da empresa licitada para operar os painéis digitais localizados nos pontos.

 

De acordo com a vereadora Marta Rodrigues, a medida tem se mostrado eficaz e ajudado muitas mulheres que trabalham, estudam ou realizam outras atividades durante a noite e vivem temerosas devido à vulnerabilidade à qual estão expostas. A vereadora sugere, ainda, que os pontos de ônibus que forem transformados em  Abrigo Amigo sejam mapeados nas regiões consideradas mais perigosas para o público feminino.  

 

“Sabemos que a violência contra as mulheres não dá trégua e voltar para casa tarde da noite é um grande sufoco e risco. É o mínimo que as empresas de ônibus poderiam fazer pelas mulheres de nossa cidade, que utilizam cotidianamente o transporte público”, declarou. 

 

Segundo Marta Rodrigues, a expectativa do projeto é que os painéis digitais possam ser acionados para realizar uma ligação de vídeo em tempo real e, assim, diminuir a sensação de vulnerabilidade até que o ônibus chegue. “E essa companhia, que foi contratada para isso, ficará atenta a qualquer risco que essa pessoa venha a sofrer, acionando a polícia e os órgãos dos serviços necessários”, acrescentou. 

 

O texto destaca ainda que “fica autorizado o estabelecimento de parceria entre as empresas responsáveis pela implantação do programa “Abrigo Amigo” e as Secretarias e Guarda Civil do Município de Salvador, Polícia Militar, SAMU e outras entidades e órgãos que integrem os sistemas de segurança e saúde públicas, visando garantir a rápida resposta em situações de emergência e promover a segurança dos usuários”. 

 

A Eletromídia, empresa que administra os abrigos, informa que existem 80 equipamentos Abrigos Amigos em São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro. 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Quem era Guilherme Leon, cantor que morreu após assinar 1º contratro

O cantor e composito Guilherme Leon morreu, nesse sábado (18/5), aos 32 anos. Ele foi vítima de uma acidente entre dois carros, na Rodovia Raposo Tavares, em Mairinque (SP). O cantor, que morava no bairro Jardim Vitória, voltava de uma viagem de trabalho em Goiânia (GO), onde havia assinado seu primeiro contrato de trabalho para

Caramelo para senador pelo Rio Grande do Sul – por que não?

Que tal Caramelo para uma das duas vagas de senador pelo Rio Grande do Sul nas eleições gerais de 2026? Você quer um melhor exemplo da resistência dos gaúchos à tragédia que se abateu sobre o Estado? Tente se equilibrar na cumieira de uma casa, a poucos metros da água que ameaça afogá-lo, imóvel, sem

No STF, PM réu pelo 8/1 vê descoordenação de inteligência e cita erros

O ex-comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) coronel Fábio Augusto Vieira, réu pelo 8 de Janeiro, negou a tese de “apagão de inteligência” da segurança de Brasília nos atos antidemocráticos. Segundo ele, houve, na verdade, uma “descoordenação de inteligência”. Sete militares da PMDF denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por suposta omissão no