MG: Bolsonarista Engler quer mudar classificação de risco da mineração

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) tem pronta para votar um projeto do bolsonarista Bruno Engler, do PL, que pretende alterar a Lei de Liberdade Econômica do estado e pode abrir caminho para afrouxar as regras da mineração.

A proposta é para que diversas atividades sejam classificadas como de baixo risco. Entre elas, “serviço de pulverização e controle de pragas agrícolas”, “atividades de apoio à extração de minério de ferro” e “atividades de apoio à extração de minerais não ferrosos e minerais não metálicos”.

Tramita no STF um processo sobre o tema. No ano passado, a Procuradoria-Geral da República deu parecer contrário às licenças automáticas da atividade.

O projeto já foi aprovado pelas comissões de Constituição e Justiça, Administração Público e pela de Desenvolvimento Econômico em dois turnos. Aguarda agora ser pautado para ir a plenário.

Também chama atenção na proposta a sugestão de rebaixamento para baixo risco de atividades que são desempenhadas obrigatoriamente no mar. Como se sabe, Minas Gerais não é banhado por nenhum oceano e por isso são impossíveis de serem executadas no estado.

Estão listadas as seguintes atividades para serem incluídas na lei estadual: “pesca de peixes em água salgada”, “pesca de crustáceos em água salgada”, “coleta de outros produtos marinhos”, “atividades de apoio à pesca marinho”, “atividades de apoio à aquicultura em água salgada e salobra” e “extração de sal marinho”.

A proposta também pretende mexer com o mercado atacadista, que tem uma lei federal para legislar o setor, que mexe na tributação. O objetivo seria beneficiar o comércio atacadista de “fumo beneficiado”, “cigarros, cigarrilhas e charutos” e “de defensivos agrícolas, adubos e fertilizantes”.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Fortes chuvas e seca: mudanças climáticas afetam todo o Brasil

As chuvas no Rio Grande do Sul, a seca no Centro-Oeste e a baixa dos rios no Norte acende o alerta para as mudanças climáticas no Brasil. O El Niño foi o grande responsável pelas alterações do clima em todo o país, apontam especialistas. O fenômeno atingiu máxima intensidade no fim de 2023, e acarretou

VÍDEO: Motoqueiros descumprem normas durante competição de “grau” em torno da Fonte Nova e são notificados pela Transalvador

Em pleno Maio Amarelo, mês marcado por iniciativas voltadas à prevenção de acidentes e conscientização no trânsito, cenas lamentáveis foram registradas por leitores do Bahia Notícias nos arredores da Arena Fonte Nova, em Salvador. O Mega Evento do Grau Salvador, que ocorreu neste domingo no entorno do estádio, era para ser um momento de descontração

Bolsonarista que planejou atentado a bomba no DF vai para semiaberto

A Justiça do Distrito Federal autorizou que o bolsonarista George Washington de Oliveira Sousa cumpra o restante da pena no regime semiaberto. Ele foi condenado a 9 anos e 8 meses de prisão pela tentativa de atentado a bomba no Aeroporto de Brasília, após a vitória de Lula (PT) nas eleições de 2022. Ele é