Minc vai lançar serviço de streaming voltado ao audiovisual nacional

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O Ministério da Cultura promete lançar, ainda neste ano, uma plataforma de streaming voltada para a produção audiovisual nacional.

De acordo com o projeto, idealizado pela Secretaria do Audiovisual (SAV), o serviço irá disponibilizar gratuitamente filmes, séries e documentários brasileiros.

A pasta ressalta que a plataforma “responde ao compromisso de assegurar o acesso pleno aos direitos culturais”, disposto na Constituição, e “reforçado pela Lei 13.006/2014, que incentiva a exibição de produções nacionais nas escolas”.

“A plataforma visa facilitar o acesso público a obras culturais, e também fortalecer a educação e a identidade nacional através do audiovisual”, completa a nota.

Regulação do streaming coloca serviços e governo em lados opostos O streaming virou uma realidade no Brasil – estudo da Kantar Ibope, por exemplo, estima que cerca de 44 milhões de brasileiros utilizam ao menos uma das plataformas disponíveis no mercado. O crescimento desse modelo, que tem dado “dor de cabeça” para as TVs abertas e fechadas, jogou luz para um debate que ocorre no Congresso Nacional: a regulamentação dos serviços de vídeo sob demanda (VoD).

Um projeto em tramitação na comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal visa definir regras para a atividade de empresas como Netflix, Amazon Prime e HBO Max no Brasil.

De um lado, está o atual governo e setores do audiovisual que defendem a ideia de os serviços de streaming contribuírem para o fomento da produção nacional; do outro, as plataformas entendem que a criação das regras seria um entrave no funcionamento e alegam já investir em séries e filmes brasileiros.

As principais plataformas em operação no Brasil, de fato, têm investido em conteúdos nacionais. No mês de julho, por exemplo, a Netflix anunciou a 2ª temporada de De Volta aos 15, com Maísa e Camila Queiroz; o Prime Video estreará Novela e O Negociador; por fim, a HBO Max inaugura, neste domingo (9/7), o true crime Massacre na Escola – A Tragédia das Meninas de Realengo.

Mesmo com os títulos nacionais sendo lançados e/ou produzidos, a ideia do setor audiovisual brasileiro é instituir a regra por meio de lei, obrigando a contrapartida do serviços que atuam no país. Leia a matéria completa aqui!

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Famosos que largaram a escola antes de se formarem

Ter o Ensino Médio concluído é o mínimo de escolaridade que se espera de alguém para ter alguma oportunidade no mercado de trabalho de hoje em dia, né? Pois, certamente você ficará surpreso ao saber que várias celebridades de sucesso não chegaram a terminar a escola! Enquanto alguns famosos largaram os estudos para se lançarem

Tony Ramos deixa CTI após cirurgia no cérebro

Tony Ramos recebeu alta do Centro de Terapia Intensiva (CTI) neste sábado (18/5). A informação foi confirmada pelo Hospital Samaritano de Botafogo, no Rio de Janeiro, onde ele foi internado para fazer uma cirurgia no cérebro na última quinta-feira (16/5).  “O paciente recebeu alta do CTI na data de hoje (18/5), encontra-se na Unidade Semi-intensiva

Filho de Zé Vaqueiro sofre parada cardíaca e volta à UTI um dia após alta; entenda o caso

Esposa do sertanejo usou as redes sociais para agradecer o apoio do marido e contar sobre o susto que levou com o filho mais novo Reprodução/Instagram/@ingra A empresária escreveu que Arthur está na UTI por conta da Síndrome de Patau Ingra Soares, esposa do cantor Zé Vaqueiro, contou em seu Instagram na sexta-feira (17), que