Projeção de “mancha” de inundação no RS sobre Salvador atingiria Simões Filho, Camaçari e Lauro

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Se as fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grande do Sul desde o final do mês de abril estivessem acontecendo na Bahia, as localidades mais afetadas seriam a capital Salvador e as cidades de Simões Filho, Camaçari e Lauro de Freitas, na Região Metropolitana.

 

Essa informação foi obtida com base na análise de um mapa produzido pelos institutos Urbideias e Versa, elaborado a partir da dimensão dos estragos e das áreas afetadas no Rio Grande do Sul. O grupo fez projeções da mancha de inundação sobre o mapa das 10 maiores capitais do Brasil, entre elas, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Belo Horizonte. Os dados usados são do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

 

 

Projeção da inundação feita por @urbideias + @versa.urb — Foto: Imagem de satélite ©2024 Maxar Technologies /AFP

 

Os mapas, publicados em reportagem de O Globo, nesta quarta-feira (8), consideram a Região Metropolitana de Porto Alegre, sem levar em conta todo Vale do Taquari e norte do estado. Na Bahia, a mancha atingiria, também, os municípios de Vera Cruz, Itaparica, Madre de Deus e Salinas da Margarida, no Recôncavo. 

 

De acordo com boletim da Defesa Civil, o número de mortes confirmadas no Rio Grande do Sul saltou para 95, nesta terça, e ainda há 131 desaparecidos, 372 pessoas feridas e 401 municípios afetados. 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

SSP promove 2º Nivelamento Interfederativo para Guarda Municipais

A Secretaria de Segurança Pública iniciou, nesta segunda-feira (20), o 2º Nivelamento Interfederativo para Guarda Municipais. A solenidade foi realizada no Auditório Cap PM Grec, prédio administrativo da pasta, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).  A capacitação tem foco no aprendizado e na troca de experiências entre Guardas Municipais e as Forças da Segurança Pública.

“Deixa os melancias se virar”: no STF, PM explica frase sobre Exército

A Procuradoria-Geral da República (PGR) questionou, nessa segunda-feira (20/5), quatro dos sete policiais militares do Distrito Federal denunciados por supostas omissões relacionadas aos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. O grupo, que já é réu, presta depoimento no Supremo Tribunal Federal (STF) de forma virtual. Na oitiva do coronel Marcelo Casimiro, então titular

Alice Portugal e Lídice da Mata se reúnem com Bruno Reis para debater futuro do Centro de Referência de Atenção à Mulher

Uma reunião entre o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), e as deputadas federais Alice Portugal (PCdoB) e Lídice da Mata (PSB) ocorreu na manhã desta segunda-feira (20) para tratar do futuro do Centro de Referência de Atenção à Mulher Loreta Valadares, localizado nos Barris - que corre risco de fechamento -, e de outras