PSOL defende militantes acusados de roubo no Aeroporto de Salvador e denuncia prisão: “Racismo estrutural”

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O PSOL da Bahia defendeu o casal de militantes preso por acusação de roubo no Aeroporto de Salvador no último domingo (28). Em nota, o partido classificou a situação como mais “um episódio do racismo que estrutura esse sistema”.

?? Casal é flagrado furtando celulares e relógio no Aeroporto de Salvador

Confira ?? pic.twitter.com/9dbxWB5KlI
— Bahia Notícias (@BahiaNoticias) April 29, 2024

 

De acordo com a legenda, os dois estavam a caminho de suas casas depois de participarem do II Encontro Nacional de Negras e Negros, realizado na capital baiana. 

“Nossos companheiros foram detidos quando, em boa fé, buscavam pessoas que haviam esquecidos pertences na esteira no Raio-X para devolvê-los. Antes que pudessem alcançá-los, foram abordados e acusados sumariamente de furto qualificado. Conduzidos pela Polícia Federal à Polícia Civil, foram ouvidos e encaminhados ao Centro de Detenção Provisória”, justifica um trecho da nota. 

O partido também criticou o vazamento das imagens das câmeras de segurança, assim como a cobertura dos veículos de imprensa baiano e a “politização” em torno do ocorrido. “Não bastasse toda a situação em si, é inadmissível que uma parte das imagens das câmeras de segurança do aeroporto tenham sido fornecidas a imprensa antes mesmo de terem sido juntadas ao inquérito, expondo-os a uma situação vexatória e absolutamente ilegal. Chama atenção que a divulgação ilegal das imagens, os identificou pela filiação partidária. A tentativa de politizar o ocorrido infelizmente demonstra o interesse político de quem entregou a imagem e de quem a expôs”, afirmou a legenda.

Ainda segundo o PSOL, o casal só foi solto nesta terça-feira (30), quando finalmente foi realizada a audiência de custódia e determinada a soltura. O partido ainda garantiu que está prestando todo o apoio aos militantes e familiares e seguirá acompanhando o desfecho jurídico. “Estamos certos da inocência dos envolvidos e atentos à perseguição política que sofreram”.. 
ENTENDA O CASO

O casal foi flagrado por câmeras de segurança do Aeroporto Internacional de Salvador, supostamente furtando dois aparelhos celulares e um relógio que foram esquecidos na esteira por outro casal que havia acabado de passar pelo raio-x.

Segundo informações, o homem e a mulher que aparecem no vídeo, agiram juntos. Enquanto ele escondeu os aparelhos celulares, ela guardou o relógio na mochila. O casal que esqueceu os objetos na esteira solicitou a ajuda de funcionários do aeroporto assim que percebeu que haviam sido furtados. Logo, os criminosos foram identificados e a Polícia Federal foi informada da situação, conseguindo prender o casal em flagrante, ainda antes do embarque. 

 
Eles foram indiciados por furto qualificado e vão passar por audiência de custódia. Uma terceira mulher que estava com o casal não foi presa, pois a sua participação não foi constatada na análise das imagens. 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Desembargador Pedro Guerra se associa ao Instituto dos Advogados da Bahia

Desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Pedro Guerra é um dos mais novos associados honorários do Instituto dos Advogados da Bahia (IAB). Ao lado do magistrado também estão o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-BA), Marcus Oliveira Gurgel; o advogado Ary da Silva Moreira; a procuradora do Trabalho do Ministério Público do

Ex-vice-prefeito do Sul baiano morre após complicações de cirurgia

O ex-vice-prefeito de Jussari, no Sul, José Guimarães (PCdoB) morreu nesta segunda-feira (20). Segundo o Políticos do Sul da Bahia, parceiro do Bahia Notícias, Guimarães não resistiu a uma cirurgia cardíaca. Atualmente, ele atuava como secretário municipal de relações institucionais, da equipe do prefeito Antônio Valete (PSD), que lamentou o ocorrido.   "Neste momento de

Comunidade de Vila Verde amanhece sem ônibus; polícia mantém ocupação

  Moradores da comunidade de Vila Verde, entre os bairros de Mussurunga e São Cristóvão, em Salvador, amanheceram mais uma vez sem ônibus nesta terça (21). O motivo é a ocupação da Polícia Militar, após os constantes casos de violência e guerra entre facções.    Assim como nesta segunda (20), os ônibus circulam apenas na