Relator pede aprovação de projeto que torna nepotismo crime 

Publicado:

O deputado Aureo Ribeiro, do Solidariedade do Rio de Janeiro, apresentou um relatório favorável ao projeto que torna crime o nepotismo e veda nomeações de parentes também para cargos de ministro e embaixador. O relatório foi apresentado no último dia 25 e está pronto para ser votado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.

O projeto insere o nepotismo no Código Penal, com detenção de três meses a um ano. E proíbe a nomeação de “cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau” em cargos de confiança na União, inclusive ministros e embaixadores.

A proposta ganhou tração em 2019 como uma forma de a oposição barrar a indicação do deputado Eduardo Bolsonaro, filho do então presidente Jair Bolsonaro, para o cargo de embaixador brasileiro nos Estados Unidos. Criticado, Bolsonaro desistiu da nomeação depois de algumas semanas.

Segundo o relator, o projeto de lei busca uniformizar o combate ao nepotismo na administração federal, com base em julgamentos recentes do Supremo Tribunal Federal.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pelo menos 41 juízes receberam mais de R$ 500 mil de bônus em dezembro de 2024

Pelo menos 41 juízes de cinco tribunais distintos receberam mais de R$ 500 mil em "direitos eventuais", pagamentos adicionais além dos salários e...

Carne estragada em enchentes do RS chegou a ser vendida como produto nobre do Uruguai

A empresa que adquiriu 800 toneladas de carne submersa nas enchentes...

Vitor Belarmino contrata perito e caso ganha novo capítulo; vídeo

A investigação feita pela coluna Fábia Oliveira revelou informações exclusivas sobre o caso envolvendo Vitor Belarmino, influenciador digital acusado de atropelar e causar...