RS: Disque 100 registra 50 denúncias relacionadas às enchentes

Publicado:

O Disque 100, criado pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), abriu um canal para localizar crianças e adolescentes desaparecidos no Rio Grande do Sul (RS). Até a manhã desta quinta-feira (9/5), foram registrados 50 denúncias desde o início das chuvas intensas que atingem o estado. 

Denúncias: 2 são de crianças desaparecidas; 7 são de famílias atingidas; 16 são de pessoas em restrição de liberdade; 14 são de adultos desaparecidos; Vinte dessas denúncias foram recebidas apenas nesta semana, de pessoas com idade que vão de menos de 1 até 69 anos.

O canal, além de oferecer serviço para contribuir na localização das pessoas, ajuda na solicitação e orientações sobre os temporais.

O número para discar é o 100, no qual a população pode acionar opções, como a “0”, para desaparecimentos devido às chuvas e enchentes; e a “1”, para crianças e adolescentes desaparecidas ou desacompanhadas dos responsáveis, em articulação com o Tribunal de Justiça do RS e Conselhos Tutelares.  A opção “2” abre espaço para relatos de desaparecimento de pessoas em geral. Na “3”, a população consegue solicitar resgate imediato ou apresentar informações para resgate de pessoas próximas. 

Na “4”, é possível pedir ajuda aos municípios atingidos; E, por fim, a opção “5”, que o cidadão pode se voluntariar a trabalhar na região ou oferecer doações. 

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Ivete Clareou”: Justiça rejeita pedido de grupo Clareou e Ivete Sangalo mantém uso do nome em turnê

A disputa judicial sobre o nome da nova turnê de Ivete Sangalo ganhou um novo desdobramento. O Tribunal de Justiça de São Paulo...

STF forma maioria para condenar Braga Netto por abolição do Estado

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quarta-feira, que o general Walter Braga Netto, ex-ministro da Defesa e antigo candidato a vice na...

Fux confirma voto contrário a condenação de Bolsonaro e outros 7 na trama golpista e placar no STF vai a 2 x 1

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, apresentou seu voto pela improcedência da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) no caso...