Sadiq Khan, do Partido Trabalhista, é reeleito prefeito de Londres para um terceiro mandato

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: < 1 minuto


000 34qw22j

Sadiq Khan, do Partido Trabalhista, foi reeleito para seu terceiro mandato como prefeito de Londres, um feito inédito na capital britânica. Khan, que é filho de imigrantes paquistaneses e o primeiro prefeito muçulmano de Londres, venceu a candidata conservadora Susan Hall por uma margem maior do que em sua primeira reeleição, em 2021. Aos 53 anos e no cargo desde 2016, ele superou assim os dois mandatos de seu antecessor, Boris Johnson, ex-primeiro-ministro britânico. Em seu discurso após a vitória, o trabalhista afirmou que é uma honra servir à cidade e prometeu retribuir a confiança dos eleitores, trabalhando por uma Londres mais “justa, segura e verde”. “É a honra da minha vida servir à cidade que amo”, declarou.

Como prefeito, Khan foi um crítico do Brexit, dos líderes conservadores e teve embates com o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Ele se destacou como símbolo da diversidade do país, vindo de uma família de origem humilde e com uma trajetória marcada pelo trabalho duro e pela superação de preconceitos. O prefeito londrino iniciou sua carreira política aos 15 anos, filiando-se ao Partido Trabalhista. Ele foi eleito conselheiro em Wandsworth em 1994 e, posteriormente, deputado por Tooting em 2005. Em 2008, tornou-se o primeiro muçulmano a ocupar um cargo de ministro no governo, sendo responsável pelas Comunidades e, depois, pelos Transportes.

*Com informações da AFP

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Expectativa de vida mundial volta para patamar de 2012 por causa da Covid-19

Quatro anos depois de a Covid-19 ser declarada uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), um novo relatório foi divulgado, trazendo à luz o profundo impacto que a doença teve na expectativa de vida em todo o mundo. De acordo com o informe anual da OMS, houve uma redução significativa na expectativa de vida

Israel bombardeia Rafah apesar de ordem do Tribunal de Haia e anuncia ‘intenção’ de retomar negociações

Israel bombardeou a cidade de Rafah neste sábado (25), considerada crucial em sua guerra contra o Hamas, apesar da ordem da Corte Internacional de Justiça (CIJ) para suspender as operações na região sul da Faixa de Gaza. Testemunhas relataram bombardeios israelenses em Rafah, Khan Yunis, também no sul, e na Cidade de Gaza, no norte.

Chile: detido bombeiro suspeito de causar incêndio que matou 137 pessoas

"Foi emitido hoje [sexta-feira] um mandado de prisão contra o autor dos incêndios ocorridos em fevereiro na região de Valparaíso", declarou Eduardo Cerna, durante uma conferência de imprensa organizada após o final da investigação. O violento incêndio começou em 02 de fevereiro, em quatro focos simultâneos no Parque Natural do Lago Peñuelas, perto da cidade