Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

A Bahia possui 1,6 milhão de eleitores com títulos cancelados (excluindo óbitos), segundo informações divulgadas pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).

Diante da situação, o TRE-BA anunciou plantões para regularização no sábado (4) e domingo (5), das 8h às 14h, nas 19 zonas eleitorais de Salvador e em todas do interior do estado.

A iniciativa contemplará os Cartórios Eleitorais de Salvador e do interior do estado. As unidades do TRE-BA nos SACs não participarão do plantão.

Para ser atendido nos postos de atendimento da Justiça Eleitoral é importante apresentar um documento oficial com foto e comprovante de residência atualizado, emitido há no máximo três meses.

No processo de alistamento eleitoral (primeiro título de eleitor), é importante destacar que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o passaporte não poderão ser usados isoladamente, devendo ser apresentada documentação complementar. O certificado de quitação militar também é pedido para homens que completam 19 anos no ano que fazem o documento.

Antes de comparecer ao cartório ou a um posto de atendimento da Justiça Eleitoral, a pessoa deve consultar sua situação cadastral nos seguintes canais:

Site do TRE-BA;
Central Telefônica (71) 3373-7000;
WhatsApp (71) 3373-7000

O título de eleitor é cancelado quando o cidadão para quem o voto é obrigatório, com idade entre 18 e 70 anos, deixa de votar por três eleições consecutivas e não justifica as ausências. Cada turno de votação é considerado uma eleição. O título também é cancelado quando o eleitor não comparece à revisão do eleitorado, promovida pela Justiça Eleitoral, em seu município.

Veja abaixo as cidades que mais registraram títulos eleitorais cancelados:
Salvador: 235.933;
Feira de Santana: 40.559;
Vitória da Conquista: 30.131;
Itabuna: 25.967;
Ilhéus: 22.922;
Jequié: 17.170;
Juazeiro: 13.194;
Camaçari: 13.194;
Lauro de Freitas: 12.803;
Alagoinhas: 11.173.
 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Irlanda, Espanha e Noruega reconhecem Palestina; Israel responde

A solução dos dois Estados deu mais um passo, mesmo que forçado, depois que Irlanda, Espanha e Noruega anunciaram que vão reconhecer formalmente o Estado da Palestina. Imediatamente, porém, Israel, contra esse reconhecimento, chamou os embaixadores de Dublin e Oslo. Os anúncios vieram na manhã desta quarta-feira (22/5) e vão sair do papel no dia

Justiça suspende provisoriamente reintegração de posse que desabrigaria 350 famílias em Lauro de Freitas

Cerca de 350 famílias socioeconomicamente vulneráveis que vivem no bairro Vida Nova, em Lauro de Freitas, têm nova chance de resolver o conflito fundiário que se arrasta há anos na Justiça contra uma empreiteira imobiliária. A Defensoria Pública da Bahia (DP-BA), por meio da sua unidade em Brasília, solicitou providências ao Conselho Nacional de Justiça

Reino Unido: órgão avalia denunciar policial que matou brasiliense

Um policial britânico é investigado criminalmente por causar a morte do brasiliense Cristopher de Carvalho Guedes, aos 26 anos. O jovem foi atropelado por uma viatura, em outubro de 2023, na cidade de Londres. O Independent Office for Police Conduct (IOPC), escritório independente que apura a conduta de policiais, concluiu o inquérito neste mês e