‘Contra o vírus da mentira, há o remédio da informação séria’, diz Cármen Lúcia ao tomar posse no TSE

Publicado:

A ministra Cármen Lúcia tomou posse, nesta segunda-feira (3), como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelos próximos dois anos. Em seu discurso, ela fez críticas às fake news e ao discurso de ódio que se alastram em redes sociais.

 

“Contra o vírus da mentira, há o remédio eficaz da informação séria”, afirmou a ministra. Cármen Lúcia também disse que usar as redes sociais para espalhar desinformação é um “instrumento dos covardes e egoístas”.

 

A ministra vai comandar a Justiça Eleitoral durante as eleições municipais de outubro. Um dos principais desafios será o controle das fake news, ainda mais impulsionadas pelo avanço da tecnologia, e o combate ao uso da inteligência artificial com fins de manipulação eleitoral.

 

“A mentira planta o medo para colher a ditadura”, continuou Cármen. Na mesma cerimônia, tomou posse como vice-presidente do TSE o ministro Nunes Marques. 

 

O evento, de acordo com o g1, contou com mais de 300 convidados. Autoridades dos Três Poderes, incluindo os presidente Lula, os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), também estiveram presentes. 

 

Cármen Lúcia vai suceder o ministro Alexandre de Moraes, que presidiu o TSE nos últimos 2 anos. De saída do comando da Corte, Moraes disse que Cármen Lúcia garantirá eleições livres e democráticas em outubro.

 

“A magistrada é exemplar, mas, acima de tudo, a ministra Carmen Lúcia é uma grande amiga, que honra o Poder Judiciário, a Justiça Eleitoral. Sua sabedoria, firmeza, sensibilidade garantirão, em 2024, eleições livres, seguras e transparentes, fortalecendo cada vez mais a nossa sólida democracia”, disse Moraes.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mulher é presa no aeroporto de Salvador ao tentar embarcar para Paris com 4,2 kg de cocaína

Na manhã desta segunda-feira (3), uma mulher de 22 anos, natural do Amazonas, foi detida pela Polícia Federal (PF) no Aeroporto Internacional de...

Bando contratado pelo CV expandiu linha de produção de fuzis em SP

Um inquérito da Polícia Federal resultou na prisão de Anderson Custódio Gomes e Janderson Aparecido Ribeiro de Azevedo, que fabricavam partes de fuzis...

Moto furtada é recuperada após perseguição policial em Eunápolis

Na noite de segunda-feira, 3, uma moto furtada em Itagimirim foi recuperada em Eunápolis após uma intensa perseguição policial. Por volta...