Ativistas contra o PL do aborto fazem corredor polonês na Câmara e pedem arquivamento da proposta

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Ativistas de movimentos de defesa dos direitos da mulher e professoras da Escola da Árvore, em Brasília, realizaram um protesto na tarde desta quarta-feira (19) na Câmara dos Deputados. As ativistas fizeram um “corredor polonês” na frente da entrada que dá acesso ao Plenário, e gritaram palavras de ordem contra o PL 1904.

 

? Na entrada do corredor que dá acesso ao Plenário da Câmara dos Deputados, ativistas protestam contra o PL 1904/2024, que equipara o aborto após a 22° semana a um homicídio

Confira ? pic.twitter.com/WXfkwcDBZj
— Bahia Notícias (@BahiaNoticias) June 19, 2024

 

O projeto equipara o aborto realizado após 22 semanas de gestação ao crime de homicídio simples, inclusive nos casos de gravidez resultante de estupro.

 

A Polícia Legislativa da Câmara não permitiu que as ativistas se dirigissem ao Salão Verde, para a leitura de um manifesto do grupo contra o projeto. O PL 1904, de autoria do deputado Sóstenes Cavalcanti (PL-RJ), teve sua urgência aprovada na semana passada, mas diante da repercussão negativa da matéria em meio à sociedade, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), anunciou que a proposta só terá seu mérito votado no próximo semestre. 

 

As ativistas presentes na Câmara, entretanto, disseram que os grupos de defesa das mulheres exigem o arquivamento imediato do projeto. As ativistas fizeram a leitura de um manifesto contra o PL 1904.

 

“Estamos reunidas neste movimento por não admitir mais que nenhuma violência seja perpetrada pelo Congresso Nacional, que deveria legislar pelo bem do povo e garantir a Constituição. Quando a criança e a adolescente são acusadas e têm de cumprir uma pena, o Estado falha com toda a sua força e incompetência. Se meninas e mulheres vítimas de estupro tiverem negado seu direito ao aborto legal, o Estado pactuará com a crueldade e o desprezo contra milhares de brasileiras”, diz o texto do manifesto.

 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem invade casa, furta objetos e é preso após ser reconhecido por câmeras de segurança em Teixeira de Freitas

Teixeira de Freitas: Um homem foi preso em flagrante na noite de sexta-feira (12) após invadir uma residência no bairro São Lourenço, em...

Homens são executados com mais de 100 tiros por membros de facção no bairro de Tancredo Neves, em Salvador

Dois homens foram mortos a tiros no bairro Tancredo Neves, na noite de sábado (13). Uma das vítimas foi apontada como olheiro de...