Comitê de Saúde do TJ-BA elabora plano estadual de resolução das demandas de assistência e redução da judicialização

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Com o objetivo de diminuir os casos de judicialização na área da saúde e aprimorar as decisões judiciais nesse setor, o Comitê Estadual de Saúde do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) se reuniu para discutir e elaborar o Plano Estadual de Resolução Adequada das Demandas de Assistência à Saúde, em conformidade com a Resolução nº 530/2023 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A recente reunião do grupo, realizada na sede da Corte em Salvador, em 11 de julho, foi crucial para estabelecer as diretrizes de ação para os próximos dois anos, conforme afirmou o coordenador do comitê, desembargador Mário Augusto Albiani Alves Júnior.

Além do plano em destaque, o encontro abordou também a importância da formação contínua dos magistrados, membros do Ministério Público e da Defensoria Pública na área de saúde e na prática judicial.

Aprovado pela maioria dos presentes, o Plano Estadual agora aguarda publicação no portal do CNJ, seguindo os trâmites necessários.

Segundo o defensor público federal André Ribeiro, a reunião representa uma oportunidade para aprimorar os serviços prestados à população, destacando que é uma forma de traduzir as normas judiciais em ações que impactam diretamente no atendimento médico necessário.

O foco principal do comitê é realizar o acompanhamento e a resolução das demandas de assistência à saúde, desenvolver estudos e ações para melhorar os processos, além de fortalecer a efetividade dos procedimentos judiciais e prevenir conflitos. Este ano, a primeira reunião do Comitê Estadual de Saúde ocorreu em junho.

Diversos representantes de órgãos e entidades estiveram presentes na reunião, como a representante do Conselho Estadual de Saúde, Isadora Oliveira, o juiz federal Alex Schramm de Rocha, entre outros membros de instituições ligadas à saúde e ao sistema judiciário.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Veja momento da prisão do suspeito de estupro na Asa Norte

Caso de estupro e feminicídio na 411 Norte mobiliza a cidade ...

Carolina Dieckmann presta homenagem após cinco meses de morte de Preta Gil

A atriz Carolina Dieckmann utilizou as redes sociais neste sábado (20) para prestar homenagem à amiga Preta...

Estupro na Asa Norte: polícia só foi acionada após zelador encontrar poça de sangue

Caso de estupro e tentativa de feminicídio agita a Asa Norte; moradores relatam aumento da sensação de insegurança. Na madrugada de sábado (20/12),...