Conjunto Penitenciário lança projeto de piscicultura para ressocialização de detentos em Feira de Santana

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Conjunto Penal de Feira de Santana anunciou, hoje, o início de um projeto-piloto de piscicultura com o objetivo de promover a ressocialização dos detentos. Denominado Projeto Fênix, ele inclui uma unidade de piscicultura em sistema de recirculação de água integrada à produção de hortaliças e suinocultura já existentes no Complexo de Feira.

Inicialmente, 40 dos 1.735 detentos serão treinados para produzir cerca de uma tonelada de tilápias a cada ciclo de sete meses. O secretário estadual de Administração Penitenciária, José Castro, participou do lançamento e explicou ao Acorda Cidade, parceiro do Bahia Notícias, que o propósito do projeto é a reinserção social dos internos, os quais serão selecionados com base em seu comportamento.

“O diretor da unidade, juntamente com a equipe, realiza uma avaliação, analisando o histórico deles. Eles cumprirão a pena e sairão da prisão, e queremos que sejam reintegrados na sociedade. Este projeto possibilita a redução da pena, onde a cada três dias de trabalho equivale a um dia a menos de pena para o detento. É essencial promover projetos educacionais”, destacou.

De acordo com o secretário, o projeto resultará em quase 5 toneladas de tilápia, as quais serão fornecidas ao programa Bahia Sem Fome. Castro também afirmou que a intenção é expandir esse projeto.

“A proposta é que esse projeto se torne uma política pública constante, capacitando os internos e elevando o nível de qualificação para que, ao saírem, tenham oportunidades de emprego. Inicialmente, serão atendidos 40 presos, pois ainda não dispomos da capacidade para atender mais detentos, mas o projeto é piloto e será expandido tanto aqui quanto em outras unidades prisionais da Bahia”, ressaltou.

Daniel Victória, presidente do Bahia Pesca, também marcou presença no lançamento.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Uefa abre investigação sobre denúncia de racismo contra Vini Jr

Meta descrição: UEFA abre investigação por supostos comportamentos discriminatórios contra Vinícius Júnior durante Benfica x Real Madrid, envolvendo Gianluca Prestianni; reações de jogadores,...

“Inimigos do fim” se concentram a espera do tradicional Arrastão da Quarta-Feira de Cinzas

Os "inimigos do fim" já estão presentes para prestigiar o último momento de folia do Carnaval de...

“A minha primeira referência de construção de unidade”, diz Criolo sobre parceria e amizade com DJ DanDan

O cantor e compositor Criolo falou nesta noite sobre a influência que amigos da música exercem em seu trabalho e na sua formação...