O Corinthians saiu vitorioso no confronto contra o Bahia por 1 a 0, neste domingo, durante a 18ª rodada do Brasileirão, realizado na Arena Fonte Nova, começando assim a respirar aliviado no campeonato nacional. Esta foi a segunda vitória consecutiva e a primeira conquistada fora de casa nesta temporada. Com este resultado, a equipe se distancia da zona de queda, somando agora 18 pontos. Enquanto isso, o Vitória, adversário do time baiano, agora ocupa a 17º posição, com 15 pontos, adentrando o temido Z-4. Ramón Díaz trouxe novo ânimo ao Corinthians. A equipe, que anteriormente estava lutando nas últimas posições da tabela, aproveitou os reforços. O principal deles foi o novo treinador, que reorganizou a defesa corintiana, permitindo que Garro se destacasse no meio-campo, além de articular para que os jogadores ofensivos soubessem explorar os espaços e buscar mais oportunidades. O técnico argentino tem demonstrado na prática o que significa a determinação de “no va a bajar!”.
O time volta a campo na quinta-feira, às 20h, para um confronto direto contra o rebaixamento, enfrentando o Grêmio na Neo Química Arena. O Bahia permanece na 5º posição e joga novamente na quarta-feira, às 21h30, em visita ao Atlético-GO, no Estádio Antonio Accioly, em Goiânia, desfalcado de Caio Alexandre e Kanu, que estão suspensos. Ramón Díaz escalou o Corinthians com três zagueiros e a estreia de André Ramalho. Mesmo assim, a equipe não se limitou apenas à defesa, embora tenha preferido agir nos erros do adversário nos minutos iniciais. Por outro lado, sob o comando de Rogério Ceni, a equipe trocava passes defensivos para atrair os corintianos e tentar criar espaços. Essa estratégia funcionou, mas também permitiu avanços do Corinthians. Nos primeiros 20 minutos, o placar permaneceu inalterado devido a erros nas finalizações. Yuri Alberto, por exemplo, tropeçou na bola quando ficou cara a cara com Marcos Felipe. O atacante demonstrou muita vontade em outros lances, mas a insegurança de nove (agora dez) jogos sem gols parece impedi-lo de finalizar, mesmo em oportunidades claras.
Impressiona como Ramón Díaz tornou o Corinthians mais coeso. A partir dos 25 minutos, a equipe paulista mudou o ritmo do jogo e passou a dominar as ações. Garro se destacou no meio-campo, articulando jogadas, ora próximo a Romero e Hugo na esquerda, ora com Matheuzinho na direita. Quando o Bahia teve chance de atacar novamente, Alex Santana recuperou a bola rapidamente e procurou Yuri Alberto na frente. O camisa 9 mais uma vez não se mostrou confiante para finalizar, porém, buscou o lado direito do ataque, onde havia espaços na defesa baiana. Foi lá que Ángel Romero estava, livre para receber e inaugurar o placar com um chute indefensável para Marcos Felipe.
O Bahia retornou para o segundo tempo cometendo erros, principalmente em passes. Ainda assim, a equipe conseguiu atacar de forma mais incisiva do que no restante do jogo. Thaciano, Everton Ribeiro e Cauly trocaram passes e encontraram espaços na defesa corintiana. O camisa 10 conseguiu finalizar, mas
Hugo Souza foi fundamental para a vitória do Corinthians. Rogério Ceni decidiu substituir os dois laterais em uma tentativa de tornar o Bahia mais incisivo. Em parte, essa estratégia funcionou, pois o jogo se concentrou mais no campo ofensivo do time baiano. No entanto, mesmo com essa mudança, poucas oportunidades reais de gol foram criadas durante a partida. A saída de Garro, por outro lado, prejudicou a criação de jogadas do Corinthians e atraiu ainda mais pressão por parte do Bahia.
Os minutos finais foram de grande pressão para a equipe corintiana. Hugo Souza teve que realizar defesas importantes para evitar o empate e também contou com a sorte, com a trave sendo sua aliada em duas ocasiões. Com essa vitória, o Bahia acumula a sua segunda derrota consecutiva no Brasileirão, ambas em Salvador. O time tem cometido falhas que não condizem com o desempenho demonstrado no início do campeonato.
No entanto, não foram os erros do Bahia que justificaram a vitória do Corinthians. O time paulista conseguiu solidificar um meio-campo consistente com Alex Santana e bem articulado com Garro, além de contar com uma defesa sólida formada por três zagueiros. Ainda há espaço para crescimento, principalmente em relação à efetividade no ataque e à manutenção do nível de jogo quando o camisa 10 é substituído.
Caso consiga vencer o Grêmio, equipe que também luta para fugir da zona de rebaixamento, na próxima rodada, o Corinthians poderá encerrar o turno com mais tranquilidade. Mesmo com as expectativas não tão altas, é possível vislumbrar um novo panorama no Brasileirão ao longo da segunda metade do campeonato.
Publicado por Heverton Nascimento
*Com informações de Estadão Conteúdo

Facebook Comments