Corinthians reanima com Ramón Díaz, ganha 2ª seguida e sai da zona de queda do Brasileirão

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Corinthians saiu vitorioso no confronto contra o Bahia por 1 a 0, neste domingo, durante a 18ª rodada do Brasileirão, realizado na Arena Fonte Nova, começando assim a respirar aliviado no campeonato nacional. Esta foi a segunda vitória consecutiva e a primeira conquistada fora de casa nesta temporada. Com este resultado, a equipe se distancia da zona de queda, somando agora 18 pontos. Enquanto isso, o Vitória, adversário do time baiano, agora ocupa a 17º posição, com 15 pontos, adentrando o temido Z-4. Ramón Díaz trouxe novo ânimo ao Corinthians. A equipe, que anteriormente estava lutando nas últimas posições da tabela, aproveitou os reforços. O principal deles foi o novo treinador, que reorganizou a defesa corintiana, permitindo que Garro se destacasse no meio-campo, além de articular para que os jogadores ofensivos soubessem explorar os espaços e buscar mais oportunidades. O técnico argentino tem demonstrado na prática o que significa a determinação de “no va a bajar!”.

O time volta a campo na quinta-feira, às 20h, para um confronto direto contra o rebaixamento, enfrentando o Grêmio na Neo Química Arena. O Bahia permanece na 5º posição e joga novamente na quarta-feira, às 21h30, em visita ao Atlético-GO, no Estádio Antonio Accioly, em Goiânia, desfalcado de Caio Alexandre e Kanu, que estão suspensos. Ramón Díaz escalou o Corinthians com três zagueiros e a estreia de André Ramalho. Mesmo assim, a equipe não se limitou apenas à defesa, embora tenha preferido agir nos erros do adversário nos minutos iniciais. Por outro lado, sob o comando de Rogério Ceni, a equipe trocava passes defensivos para atrair os corintianos e tentar criar espaços. Essa estratégia funcionou, mas também permitiu avanços do Corinthians. Nos primeiros 20 minutos, o placar permaneceu inalterado devido a erros nas finalizações. Yuri Alberto, por exemplo, tropeçou na bola quando ficou cara a cara com Marcos Felipe. O atacante demonstrou muita vontade em outros lances, mas a insegurança de nove (agora dez) jogos sem gols parece impedi-lo de finalizar, mesmo em oportunidades claras.

Impressiona como Ramón Díaz tornou o Corinthians mais coeso. A partir dos 25 minutos, a equipe paulista mudou o ritmo do jogo e passou a dominar as ações. Garro se destacou no meio-campo, articulando jogadas, ora próximo a Romero e Hugo na esquerda, ora com Matheuzinho na direita. Quando o Bahia teve chance de atacar novamente, Alex Santana recuperou a bola rapidamente e procurou Yuri Alberto na frente. O camisa 9 mais uma vez não se mostrou confiante para finalizar, porém, buscou o lado direito do ataque, onde havia espaços na defesa baiana. Foi lá que Ángel Romero estava, livre para receber e inaugurar o placar com um chute indefensável para Marcos Felipe.

O Bahia retornou para o segundo tempo cometendo erros, principalmente em passes. Ainda assim, a equipe conseguiu atacar de forma mais incisiva do que no restante do jogo. Thaciano, Everton Ribeiro e Cauly trocaram passes e encontraram espaços na defesa corintiana. O camisa 10 conseguiu finalizar, mas

Hugo Souza foi fundamental para a vitória do Corinthians. Rogério Ceni decidiu substituir os dois laterais em uma tentativa de tornar o Bahia mais incisivo. Em parte, essa estratégia funcionou, pois o jogo se concentrou mais no campo ofensivo do time baiano. No entanto, mesmo com essa mudança, poucas oportunidades reais de gol foram criadas durante a partida. A saída de Garro, por outro lado, prejudicou a criação de jogadas do Corinthians e atraiu ainda mais pressão por parte do Bahia.

Os minutos finais foram de grande pressão para a equipe corintiana. Hugo Souza teve que realizar defesas importantes para evitar o empate e também contou com a sorte, com a trave sendo sua aliada em duas ocasiões. Com essa vitória, o Bahia acumula a sua segunda derrota consecutiva no Brasileirão, ambas em Salvador. O time tem cometido falhas que não condizem com o desempenho demonstrado no início do campeonato.

No entanto, não foram os erros do Bahia que justificaram a vitória do Corinthians. O time paulista conseguiu solidificar um meio-campo consistente com Alex Santana e bem articulado com Garro, além de contar com uma defesa sólida formada por três zagueiros. Ainda há espaço para crescimento, principalmente em relação à efetividade no ataque e à manutenção do nível de jogo quando o camisa 10 é substituído.

Caso consiga vencer o Grêmio, equipe que também luta para fugir da zona de rebaixamento, na próxima rodada, o Corinthians poderá encerrar o turno com mais tranquilidade. Mesmo com as expectativas não tão altas, é possível vislumbrar um novo panorama no Brasileirão ao longo da segunda metade do campeonato.

Publicado por Heverton Nascimento

*Com informações de Estadão Conteúdo

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vocalista da Banda Eva fala sobre possibilidade de expansão de blocos da banda no Carnaval de Salvador

Felipe Pezzoni, vocalista da Banda Eva, afirmou neste Carnaval que o Bloco Beleza Rara pode abrir caminho para outros blocos e,...

Confira as escalações oficiais de Bahia x Jacuipense pela 8ª rodada do Baianão

No sábado, 14, às 16h, Bahia recebe Jacuipense pela 8ª rodada do Campeonato Baiano, na Arena Fonte Nova. As escalações oficiais já foram...

Fundador do PT, José Álvaro Moisés morre afogado em São Paulo

O professor aposentado da Universidade de São Paulo (USP) e um dos fundadores do PT, José Álvaro Moisés, 81 anos, morreu afogado na...