VÍDEO: Lula faz balanço de governo e ressalta taxação dos “super-ricos”

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou um pronunciamento neste domingo (28) por meio de rádio, TV e redes sociais, fazendo uma avaliação dos primeiros 18 meses de seu governo.

Lula iniciou seu discurso agradecendo o apoio popular e comparou a situação econômica atual com a de seu segundo mandato anterior, evidenciando o crescimento econômico, a criação de empregos e a redução da inflação naquela época. Ele afirmou: “Quando terminei o segundo mandato há catorze anos, a economia crescia sete e meio por cento. A geração de empregos, o salário e a renda das famílias aumentavam e a inflação caía. Tiramos o Brasil do mapa da fome.”

Ao mencionar as mudanças nos anos seguintes, Lula destacou os cortes em programas sociais, o aumento da inflação e da taxa de juros. Ele criticou: “De lá para cá, assistimos a uma enorme destruição do nosso país. Importantes programas para o povo como a Farmácia Popular e o Minha Casa Minha Vida foram abandonados. Cortaram os recursos da educação, do SUS e do meio ambiente. Espalharam armas ao invés de empregos. Trouxeram a fome de volta.”

O presidente explicou que foi necessário buscar recursos para cobrir o déficit deixado pelo governo anterior e ressaltou que o crescimento do PIB foi superior ao previsto. Ele afirmou: “Apostavam que o crescimento do PIB não passaria de zero oito por cento, mas crescemos quase 3% no ano passado e vamos continuar crescendo.”

Lula anunciou medidas como a isenção do imposto de renda para quem ganha até dois salários mínimos, enfatizando: “Isentamos o imposto de renda para quem ganha até dois salários mínimos. Vinte e quatro milhões de pessoas ficaram livres do pesadelo da soma.” O presidente também destacou o fortalecimento do SUS e a reativação da Farmácia Popular, agora oferecendo novos medicamentos gratuitos.

Em relação ao meio ambiente, Lula mencionou a redução no desmatamento da Amazônia e o resgate de políticas de direitos para mulheres, negros, indígenas, pessoas com deficiência e a comunidade LGBTQIA+ como prioridades de sua gestão. Ele declarou: “A proteção do meio ambiente voltou a ser prioridade e reduzimos em 52% o desmatamento da Amazônia.”

O presidente também falou sobre os investimentos na indústria automobilística, alimentícia e de celulose, visando gerar mais empregos e oportunidades.

Por fim, Lula mencionou a participação do Brasil em fóruns internacionais e a proposta de taxação dos super-ricos, que será levada ao G20. Ele anunciou: “Estamos levando para o G20 a proposta de taxação dos super-ricos que já conta com a adesão de vários países.” Além disso, ressaltou que o Brasil sediará a reunião dos BRICS e a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas em Belém no próximo ano.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Desfile no Rio Vermelho terá Capoeira e roda de samba gratuita com Tonho Matéria no Dia de Iemanjá

Resumo para SEO: Festa de Iemanjá 2026 traz a Romaria dos Capoeiras, uma atividade de Capoeira que celebra a ancestralidade e a riqueza...

Quem é Adolpho Veloso, indicado ao Oscar de Melhor Fotografia

Adolpho Veloso, diretor de fotografia brasileiro, foi indicado ao Oscar 2026 na categoria Melhor Fotografia pelo filme Sonhos de Trem, da Netflix, lançado...

Defesa de Pedro culpa a Globo por escândalo no BBB 26: entenda

A defesa de Pedro Henrique Espindola, ex-participante do BBB 26, afirma que a família aguarda um posicionamento oficial da Globo sobre as medidas...