A atividade das chuvas de meteoros Delta Aquáridas atingirá o seu ponto mais intenso nesta noite de terça-feira, 30. Iniciado em 12 de julho, o fenômeno deve se estender até 23 de agosto. Segundo o Royal Museums Greenwich, a expectativa é de cerca de vinte meteoros por hora durante o seu ápice.
De menor intensidade, a chuva de meteoros Alpha Capricornídeos, que está ativa desde 3 de julho e localiza-se na constelação de Capricórnio, também alcançará o seu pico entre a noite de hoje e a de quarta-feira, 31. Neste caso, são esperados cerca de cinco meteoros por hora. Este evento se estenderá até 15 de agosto. Ambos poderão ser observados de qualquer região do Brasil.
Os meteoros são partículas de detritos que adentram a atmosfera terrestre a velocidades de até 70 quilômetros por segundo, vaporizando e gerando os raios de luz conhecidos como meteoros.
“As chuvas de meteoros não possuem uma associação física real com suas respectivas estrelas ou constelações. As Delta Aquáridas são estrelas da constelação de Aquário, ‘o Portador de Água’, que aparentam estar localizadas próximas ao radiante – o ponto de origem aparente dos meteoros em nossa perspectiva”, conforme relato do Royal Museums Greenwich.
Quando ocorre o pico da chuva de meteoros Delta Aquáridas?
De 12 de julho a 23 de agosto, alcançando o seu apogeu na noite de 30 de julho, com uma média de 20 meteoros por hora.
Quando ocorre o pico da chuva de meteoros Alpha Capricornídeos?
De 3 de julho a 15 de agosto, atingindo o ápice entre a noite de 30 e 31 de julho, com uma média de 5 meteoros por hora.
Como observar esses eventos celestiais?
De acordo com o Observatório Nacional, ambas as chuvas de meteoros poderão ser avistadas de qualquer lugar do Brasil. Para uma melhor experiência, é recomendável seguir algumas dicas, principalmente procurar locais com céu escuro.
O projeto de monitoramento de meteoros Exoss Citizen Science destaca a importância de evitar locais com muita poluição luminosa e fontes de luz próximas ao local de observação.
Também é essencial que os olhos se acostumem com a escuridão. Portanto, evite o uso de dispositivos eletrônicos, como celulares.
“Utilize o radiante no céu como guia por meio de um mapa ou da estrela de referência da constelação. Os meteoros parecerão surgir de um ponto específico do céu com várias trajetórias”, aconselha o projeto.
O período ideal para a observação de uma chuva de meteoros é durante a madrugada até o amanhecer, conforme o Exoss Citizen Science destaca.
“A chave para avistar essas partículas em chamas é a paciência. Acomode-se com uma cadeira reclinável e um lanche, olhando para o céu a aproximadamente 45 graus do radiante. A espera sob as estrelas pode ser prazerosa e a recompensa, emocionante”, orienta o Royal Museums Greenwich.

Facebook Comments