O número de mortos em consequência dos deslizamentos de terra que ocorreram nas plantações de chá no estado de Kerala aumentou para 107, de acordo com informações divulgadas pelas autoridades nesta terça-feira (30/7). As intensas chuvas que atingiram o sul da Índia resultaram em diversas pessoas soterradas e feridas.
O governo de Kerala relatou que aproximadamente 350 famílias residiam na área afetada pelos deslizamentos. As operações de resgate estão enfrentando desafios devido às condições climáticas adversas; no entanto, 250 indivíduos foram resgatados, enquanto centenas permanecem desaparecidas.
Segundo um comunicado publicado na rede X, nesta terça-feira, o governo de Kerala decretou dois dias de luto oficial, em 30 e 31 de julho. “Em resposta à tragédia de Churalmala, o governo estadual declarou luto oficial nos dias 30 e 31 de julho. A bandeira nacional será hasteadada a meio mastro em todo o estado. Todas as cerimônias públicas e eventos do governo serão adiados,” informou.
Os deslizamentos afetaram aldeias no distrito de Wayanad, resultando na destruição de residências e de uma ponte. A maioria das vítimas eram trabalhadores das plantações de chá e muitas famílias que dormiam em abrigos improvisados.
O primeiro-ministro indiano, Narenda Modi, expressou pesar pela tragédia. “Entristecido pelos deslizamentos de terra em partes de Wayanad. Meus pensamentos estão com todos aqueles que perderam seus entes queridos e minhas orações estão com os feridos. As operações de resgate estão em andamento para ajudar todos os afetados,” destacou.
O escritório de meteorologia emitiu um alerta para Kerala. Conforme o departamento, houve chuvas extremamente intensas no norte e centro de Kerala nesta terça-feira (30/7), e prevê-se mais precipitações ao longo do dia.
Facebook Comments