O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) optou por uma homenagem póstuma ao desembargador Edmilson Jatahy Fonseca, dando seu nome à recém-inaugurada sede da Subseção Judiciária de Paulo Afonso, localizada na Bahia.
Conforme a resolução que instituiu a homenagem, o magistrado foi escolhido devido às suas significativas contribuições, não apenas durante seu período como juiz de direito e juiz eleitoral em Paulo Afonso, mas também por sua “brilhante trajetória” no Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA), sendo pai do desembargador Jatahy Fonseca Jr.
A iniciativa foi proposta por João Paulo Pirôpo de Abreu, juiz federal e diretor da Subseção Judiciária de Paulo Afonso, e recebeu apoio de Durval Carneiro Neto, juiz federal e diretor do foro da Seção Judiciária da Bahia (SJBA). Vale ressaltar que o novo edifício ainda está em fase de construção.
O documento do TRF-1 menciona os feitos do desembargador, destacando sua carreira marcada pela constante valorização da imagem da Justiça Federal e pela defesa incansável da expansão desse ramo para as regiões mais distantes do país.
“Essa homenagem póstuma enche-nos de orgulho e está à altura das realizações de meu pai em sua notável carreira na magistratura”, comentou Jatahy Fonseca Jr., desembargador do TJ-BA.
Edmilson Jatahy Fonseca graduou-se em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 1960 e, em 1965, tornou-se juiz de Direito do TJ-BA, atuando na comarca de Paulo Afonso e como juiz eleitoral até 1968.
Em 1982, foi promovido por mérito a desembargador do tribunal baiano, ocupando posições como presidente, corregedor-geral do TJ-BA e vice-presidente, corregedor eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) ao longo de sua carreira.
Conforme João Paulo Pirôpo de Abreu, “o legado do desembargador Edmilson Jatahy Fonseca para Paulo Afonso e região é reconhecido não somente por sua atuação como juiz de Direito e juiz eleitoral nesta cidade, mas também, sem dúvida, por sua brilhante carreira no Judiciário baiano.”

Facebook Comments