Fim da linha: grileiros montam condomínio e extorquem moradores

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Delegacia de Combate à Ocupação Irregular do Solo e aos Crimes contra a Ordem Urbanística e o Meio Ambiente (Dema) iniciou, nesta sexta-feira (9/8), a Operação Fim da Linha contra uma quadrilha especializada em parcelamento ilegal de terrenos, danos ambientais, lavagem de dinheiro, extorsão, apropriação indébita, falsificação de documentos, estelionato e uso de identidade falsa.

Existem relatos de que os criminosos estabeleceram um condomínio e estão extorquindo dinheiro dos moradores. Aqueles que não pagavam as taxas condominiais eram expulsos do local.

A operação está sendo realizada por 75 policiais que estão executando oito mandados de prisão temporária e 12 de busca e apreensão em diferentes regiões, como Sobradinho, Jardim Botânico, Lago Sul, Riacho Fundo, Vicente Pires, Águas Claras e Brazlândia.

Os crimes cometidos pela quadrilha eram centralizados no Condomínio Mansões Bougainville, localizado em Sobradinho. A área é classificada como rural, com muitas nascentes de água e presença de solo alagadiço, palmeiras buritis, matas ciliares, montículos de terra e formação de pequenas lagoas.

O terreno está inserido na Área de Proteção Ambiental da Bacia do Rio São Bartolomeu e possui várias Áreas de Preservação Permanente.

Segundo informações da PCDF, desde 2012, a região tem sido alvo de atividades ilegais relacionadas ao meio ambiente e ao parcelamento irregular do solo para fins urbanos. As autoridades já realizaram inúmeras ações no local, incluindo Dema, DF Legal e Ibram.

A operação teve o suporte da Divisão de Inteligência Policial (Dipo), Divisão de Operações Aéreas (Doa), assessoria de comunicação (Ascom) e do Instituto de Criminalística (IC). Caso sejam condenados, os envolvidos podem receber penas que variam de oito a 42 anos de prisão.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sistema de Reconhecimento Facial da SSP resulta em primeira prisão por homicídio no Pré-Carnaval 2026 em Salvador

Um homem procurado pela prática de homicídio foi capturado na tarde deste sábado (7), após ser identificado por tecnologia de Reconhecimento Facial. A...

Professora foi morta com faca que deu a aluno dias antes do crime

Na noite de sexta-feira (6/2), em Porto Velho (RO), a professora de Direito e escrivã da Polícia Civil Juliana Mattos de Lima Santiago,...

Prisão encerra investigação de homicídio após armadilha na região da Colônia, em Eunápolis

Eunápolis encerrou, nesta sexta-feira (6), a apuração sobre a morte de um homem na Colônia, região rural da cidade. A vítima, conhecida como...