Presidente do TRE-BA avalia protagonismo e espaço de juízes e desembargadores nas eleições: “Importantíssimo”

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto, abordou, na última sexta-feira (9), o aumento do papel e relevância do Poder Judiciário em colaboração com os candidatos nas eleições deste ano. Isso vem à tona após o pleito municipal de 2020, quando desembargadores, ministros, juízes e outros membros do judiciário brasileiro ganharam mais destaque ao adotarem diferentes posturas, posicionamentos e medidas durante os processos eleitorais paralelamente aos candidatos, culminando em um possível “protagonismo eleitoral” atribuído a esses tribunais.

Questionado pela equipe do Bahia Notícias sobre como ele avalia o potencial impacto na reputação e imagem desses magistrados, Abelardo destacou a importância da presença dessas figuras na arena eleitoral.

“Na minha gestão, busco incessantemente promover a proximidade entre os magistrados e os eleitores. Portanto, a figura do magistrado é de extrema importância nessas eleições municipais, assim como nossos colaboradores eleitorais. Nossos servidores e magistrados, afirmo e não me canso de repetir, são os pilares do Tribunal Regional Eleitoral, fazendo com que o TRE da Bahia seja um tribunal de excelência”, afirmou durante o IX Encontro de Juízes Eleitorais.

Previamente, o desembargador também analisou o processo eleitoral municipal deste ano em comparação com o anterior, que transcorreu durante a pandemia de Covid-19. Ele apontou que apesar do apelo da sociedade na disputa municipal, o órgão irá monitorar rigorosamente questões relacionadas ao combate às fake news, com uma assessoria já estabelecida para combater a desinformação.

“Hoje, temos as eleições municipais como um processo cheio de paixões, mas um processo que será monitorado com rigidez pelo TRE, especialmente no que diz respeito a deepfakes, fake news e desinformação. Inclusive, tivemos contato com a ministra Cármen Lúcia há 15 dias, juntamente com todos os presidentes dos TREs, em busca de um esforço eficaz no combate à desinformação. Contamos com uma equipe especializada e já designei um assessor para lidar com a desinformação, alinhando nossos esforços com o TSE. Estamos aguardando mais informações, e o curso de hoje sobre Inteligência Artificial veio para apoiar os magistrados que lidarão com casos de propaganda artificial, garantindo que não prejudiquem nenhum candidato, seja vereador ou prefeito”, observou Matta.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Condcomunica: Primeiros condomínios de Salvador surgiram com a verticalização e a ocupação dos circuitos do Carnaval

A relação entre Carnaval e moradia em Salvador é mais antiga do que parece. Antes dos grandes circuitos da festa, a verticalização já...

VÍDEO: Toffoli elogia atuação de Rotondano em solenidade de posse no TJ-BA

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), participou nesta quinta-feira da solenidade de posse do desembargador José Rotondano como presidente do...

Juíza condena revista por foto de treta entre Bolsonaro e Eduardo

A 7ª Vara Cível de Brasília condenou a revista de notícias Metropoles e o fotógrafo responsável a indenizar Jair Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro...