Zelensky admite que tropas ucranianas invadiram Rússia

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou no sábado, 10 de agosto, que as tropas ucranianas invadiram o território da Rússia. Esta é a primeira vez que o país reconhece oficialmente um ataque ao território russo desde o início da guerra em fevereiro de 2022.

Em um discurso em vídeo, Zelensky declarou que a Ucrânia está realizando ações para “levar a guerra para o território do agressor”. Segundo o exército russo, aproximadamente 1.000 soldados e mais de 20 veículos blindados e tanques ucranianos estão envolvidos na incursão terrestre.

“Hoje, recebi vários relatórios do comandante Syrskyi sobre as linhas de frente e nossas ações para levar a guerra para o território do agressor”, disse o presidente ucraniano. “A Ucrânia está mostrando que pode de fato restaurar a justiça e aplicar a pressão necessária sobre o agressor”, acrescentou.

Além disso, Zelensky agradeceu aos países parceiros pelo “sucesso na implementação de sanções contra a Rússia e aqueles associados a ela”. Para ele, essas medidas precisam ser sentidas semanalmente.

O presidente ainda anunciou que está preparando “novas medidas para restringir ainda mais o Estado russo”.

Rússia evacua região e afirma ter contido avanço das tropas ucranianas

O governo russo evacuou mais de 76 mil habitantes de áreas próximas à região de Kursk, palco da “incursão surpresa” de tropas ucranianas, de acordo com informações da agência de notícias estatal Tass divulgadas no sábado, 10 de agosto.

O Kremlin afirmou ter conseguido conter o avanço dos soldados ucranianos, que penetraram pelo menos 20 quilômetros no território russo desde terça-feira, 6 de agosto.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mortes e demissões: fuga cinematográfica da Papuda completa 10 anos

Há exatamente 10 anos, na madrugada de 21 de fevereiro de 2016, 10 presos que estavam cumprindo pena no Complexo Penitenciário da Papuda fugiram...

Ações na Justiça e ruído com evangélicos: o saldo do desfile pró-Lula

O desfile da Acadêmicos de Niterói em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deixou um saldo de quase uma dezena de...

TRT-BA devolve imóvel à União em Salvador; prédio pode ser compartilhado entre Sesab e Ministério Público

Um imóvel da União localizado no bairro de Nazaré, em Salvador, com mais de 4,4 mil metros quadrados, foi formalmente devolvido pelo Tribunal Regional...